sábado, 20 de abril de 2013

POSTE NO MEIO DA RUA... SERÁ QUE A MODA PEGA?

Uma obra de responsabilidade da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) vem despertando, no mínimo, curiosidade de quem passa na avenida Amintas Barros, no bairro do Bom Pastor. Quarenta e quatro postes estão sendo colocados a dois metros e meio de distância da calçada ao longo da avenida, segundo informações da própria Cosern. A posteação está quase no meio da rua, onde os veículos trafegam.
Edu BarbozaA posteação está sendo colocada a dois metros e meio de distância da calçada. Segundo a Cosern, a rede é provisória e será retirada quando as novas redes forem implantadasA posteação está sendo colocada a dois metros e meio de distância da calçada. Segundo a Cosern, a rede é provisória e será retirada quando as novas redes forem implantadas

A empresa Lader Comércio e Serviços Elétricos, terceirizada contratada pela Cosern, está trocando os postes desde o último dia 5.  O serviço será feito ao longo dos 3,4 quilômetros da rede entre os bairros de Lagoa Nova e Bom Pastor. O intuito da obra, segundo um representante da empresa que não quis se identificar, é de fazer um anel, chamado de “Linha Viva” para dar suporte energético à subestação de Lagoa Nova.

Até o final da tarde da última quinta-feira (18), de acordo com o funcionário da Lader, faltavam trocar sete postes para finalizar o serviço. A licença concedida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e aprensentada pelo funcionário da Lader dá o prazo de 30 dias, a partir do seu início, para realizar a troca de todos os postes.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE constatou a troca dos postes no trecho final da Amintas Barros, já perto do cemitério do Bom Pastor e da subestação da Companhia Hidro elétrica do São Francisco (Chesf). Enquanto os postes estavam sendo substituídos, os trabalhadores colocaram um cilindro de proteção (um metro e meio de diâmetro por 3m de altura) entre a calçada e a rua, com a finalidade de sinalização aos motoristas e pedestres que passam pela via.

Alta tensão

Segundo os trabalhadores da empresa, os postes antigos serão devolvidos para a Cosern. De forma simplificada, a Cosern explicou, por meio de nota, que a obra é uma linha de alta tensão que reforçará o sistema elétrico que atende a área central de Natal.

Questionada se essa mudança deve-se às constantes  falta de energia nessa região, a assessoria de imprensa da Companhia informou apenas que “a obra tem por finalidade atender ao crescimento da demanda na região, mantendo a qualidade do fornecimento de energia elétrica”.

A Cosern disse ainda que o trecho da rede em implantação na Amintas Barros, ao lado do cemitério Bom Pastor,  trata-se de um desvio provisório na rede elétrica de média tensão, necessário à implantação de novas redes elétricas, sendo uma delas destinada ao suprimento do Estádio Arena das Dunas.

Segundo a Cosern, tão logo seja concluída a implantação da nova rede, a Companhia fará a remoção da posteação provisória. Procurada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável pela fiscalização, informou que iria fazer vistoria no local, ontem, para verificar a situação.

Na parte da tarde, a reportagem da TN retomou o contato para confirmar se a fiscalização tinha sido realizada e saber quais teriam sido as constatações, nenhuma das pessoas do setor de fiscalização atendeu aos telefonemas feitos pela redação.

FONTE:TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário