segunda-feira, 10 de junho de 2013

ENCENTES PELO MUNDO

O nível do rio Danúbio começou a cair nesta segunda-feira após atingir o recorde de 8,91 metros na noite de domingo em Budapeste, capital da Hungria. Diques fizeram com que o centro histórico da cidade escapasse de uma enchente, como a de 2006, quando o rio chegou a 8,60 metros.
Segundo o prefeito de Budapeste, Istvan Tarlos, as barragens eram capazes de suportar uma elevação do nível da água até 9,30 metros. Mesmo assim, ele pediu que os moradores deixassem os carros em casa e que pessoas de outras regiões evitassem viagens à capital para liberar a passagem a veículos de emergência.

Enchente na Europa Central

Placa de trânsito fica submersa durante enchente no rio Danúbio em partes baixas de Budapeste, nesta segundaAttila Kisbenedek/AFP
AnteriorPróxima
Embora a capital tenha escapado da enchente, outras cidades que ficam às margens do Danúbio, em especial outras que ficam abaixo do nível de Budapeste. O primeiro-ministro Viktor Orban deslocou no domingo (9) equipes de resgate para ajudar a população das regiões afetadas.
DIQUE
Na Alemanha, os temporais que atingem toda a Europa central continuam a alimentar o rio Elba, cujo nível da água também ultrapassou os recordes históricos. Na noite de domingo (9), um dique estourou no Estado de Saxônia-Anhalt, no leste do país, um dos mais afetados pelas enchentes.
As autoridades locais tiveram que esvaziar dez vilarejos e retirar cerca de 1.200 pessoas que moravam perto da barragem. Na cidade de Magdeburg, o nível das águas ficou 30 centímetros mais baixo, mas não evitou a retirada de 23 mil pessoas por causa risco de acidente em uma subestação que ficou alagada.
O órgão que controla as ferrovias na Alemanha teve que interromper o tráfego das composições na região após o fechamento de uma ponte próxima a Fischbeck, que ficou coberta pela água.
Isso prejudicou as viagens entre Berlim, Colônia, Frankfurt e Amsterdã, que tiveram que ser desviadas para outros acessos, provocando atrasos e cancelamentos.

FONTE/;FOLHA.COM





Nenhum comentário:

Postar um comentário