A campanha de vacinação antirrábica 2013 chegou, neste sábado (14), ao seu ‘Dia D’. A data marca exatamente a metade do tempo definido para as ações, que se iniciaram em 14 de agosto e se encerram no dia 14 de outubro. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), a estimativa é que existam 694 mil animais, sendo 487 mil cães e 208 mil gatos, aptos a receberem a dose de imunização no RN.
Segundo a subcoordenadora de vigilância ambiental da Sesap, Iraci Nestor, a meta da campanha é conseguir uma cobertura vacinal no Estado de, pelo menos, 80%. “Estamos na luta para conseguir atingir o máximo possível de animais com a imunização durante a campanha desse ano. Os índices ainda estão bem tímidos, se considerarmos que já chegamos à metade da movimentação. Os dados disponíveis mais atualizados dão conta de que apenas 20% dos animais receberam a dose da vacina, o que liga um sinal de alerta”, explica.
A servidora conta que a secretaria tem reforçado as políticas educativas e de conscientização dos proprietários de cães e gatos através da mídia, distribuição de cartazes e panfletos, adesão de escolas e mesmo no boca a boca, para tentar garantir que seja cumprida, ao menos, a meta mínima.
“Apesar desses baixos percentuais observados, projetamos um bom crescimento para os próximos boletins, até mesmo por conta das ações do ‘Dia D’. Provavelmente conseguiremos fechar o dia com uma margem aproximada de 60% de cobertura, o que nos deixa em uma posição mais confortável para esse último mês de trabalhos. Vamos aguardar os resultados de hoje para analisar os próximos passos”, pontua a subcoordenadora.
A dona de casa Elba Silva aproveitou a manhã deste sábado para vacinar seu casal de cãezinhos da raça yorkshire. “É muito importante que o Estado demonstre essa preocupação com os animais, pois o que tem de cachorro por aí largado não é brincadeira. Além disso, a campanha ajuda muito a população de baixa renda, que não tem condições de pagar R$ 30 ou R$ 40 pelo processo em uma clínica particular”, pondera.
Uma das agentes do Centro de Controle de Zoonoses designadas pela Sesap para a campanha de vacinação animal, Francicleuma Tavares, conta que o movimento durante a manhã do principal dia da iniciativa foi bem fraco, quando comparado à campanha 2012. “O movimento está muito tranquilo, muito mesmo. A diferença para o ano passado é bem grande, acho que as ações tiveram muito pouca divulgação. De qualquer maneira, esperamos que à tarde a procura aumente”, finaliza.
É importante ressaltar que bichos com menos de três meses de nascimento não podem tomar a vacina, mas assim que a idade mínima for atingida, o proprietário pode procurar qualquer posto fixo de vacinação para imunizar os animais, independente do período da campanha. Outro detalhe relevante: Se o seu bichinho tomou a medicação pela primeira vez, ele precisa receber uma dose de reforço em 30 dias.
FONTE:JHRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário