terça-feira, 3 de setembro de 2013

RN receberá 7 médicos cubanos em 3 cidades do interior, diz ministério

Médicos cubanos chegam ao Recife (Foto: Vitor Tavares / G1)Médicos na chegada ao Aeroporto de Recife
na semana passada (Foto: Vitor Tavares / G1)
São MiguelRiacho de Santana e São Tomé foram as três cidades selecionadas para receber os sete médicos cubanos que virão trabalhar no Rio Grande do Norte. O número de beneficiados pelo acordo do Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) dentro do programa Mais Médicos foi divulgado nesta terça-feira (3). O primeiro grupo de cubanos tem 400 profissionais, que serão direcionados a 219 localidades.

Dos três municípios, São Miguel receberá três médicos, Riacho da Santana terá dois profissionais e São Tomé ficará com outros dois cubanos. O Ministério da Saúde informou que os critérios utilizados foram capacidade instalada, equipes de Saúde na Família sem médicos, potencial de expansão da atenção básica e áreas do país com maior necessidade. Um total de 15 cidades potiguares se inscreveram para receber os profissionais do convênio entre o ministério e a Opas.
Juntas, as regiões Norte e Nordeste receberão 91% desses médicos – o equivalente a 364 profissionais. Eles trabalharão em unidades básicas de saúde de 187 localidades (69 municípios e 12 distritos indígenas no Norte e 105 municípios e um distrito indígena no Nordeste). Os 36 demais médicos irão para áreas carentes em 26 cidades do Sudeste e em seis do Sul.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o primeiro passo foi dado. “Com a participação dos profissionais cubanos, já neste primeiro mês do programa, conseguiremos oferecer médicos a uma parte dos 701 municípios que não tinham sido selecionados por nenhum médico brasileiro, nem estrangeiro”, afirmou o ministro.
fonte: G1
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário