Em
entrevista coletiva a imprensa, no canteiro de obras, o secretário
municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto,
confirmou, para o dia 31 de maio, a conclusão de todas as obras do
Complexo Viário de Natal que estão sendo executadas pela Prefeitura do
Natal no entorno da Arena das Dunas. As obras estão com 85% dos serviços
já concluídos e incluem a construção de seis túneis, duas passarelas e
dois viadutos, sendo um estaiado. O investimento tem um custo aproximado
em R$ 222 milhões e faz parte do projeto de mobilidade da matriz de
responsabilidade da Copa do Mundo da Fifa 2014.
Segundo o secretário, apenas o viaduto
da marginal da BR 101 não será entregue no prazo determinado. A
liberação para o tráfego de veículos só deverá ocorrer 30 dias após a
copa. “É o único a ser concluído e não liberado porque o concreto estará
em cura”. Esse processo, explicou, leva em torno de 28 dias para
alcançar a rigidez e a resistência necessária. Em todas essas obras
serão utilizados 30 mil metros cúbicos de concreto, 3 mil toneladas de
aço e outras 3 mil de estacas prancha. O trabalho vem sendo tocado por
uma equipe de 1.249 que trabalham em regime de 24h.
Tomaz
Neto acrescentou que o túnel instalado no cruzamento da avenida
Romualdo Galvão com a avenida Lima e Silva, de 280 metros de extensão e
5,50 de altura, onde também será construída uma passarela, está quase
pronto. “Só está faltando à pavimentação asfáltica para que o tráfego no
local venha a ocorrer até o dia 20 de maio. Os outros serão liberados
junto com o viaduto estaiado”. Todos os túneis terão a mesma altura e
comprimentos variados.
A conclusão do viaduto estaiado,
instalado na avenida Prudente de Morais, está dependendo apenas da
concretagem de 20% da laje, do término do pilar central e da colocação
dos estaios. “Nos próximos nove dias o principal pilar desse viaduto vai
estar 100% concluído”, garantiu o secretário. De acordo com ele, essas
obras de mobilidade vão reduzir sensivelmente a dificuldade de
mobilização em torno de toda a área. “A velocidade de escoamento dos
veículos alterará os atuais 20 quilômetros por hora para entre 50 a 60
quilômetros por hora”.
Além do túnel da avenida Romualdo Galvão
com a avenida Lima e Silva, também estão sendo construídos os túneis da
avenida Lima e Silva com a avenida Prudente de Morais; avenida Prudente
de Morais com a rua Jerônimo Câmara; avenida Prudente de Morais com a
avenida Capitão-Mor Gouveia; avenida Prudente de Morais com a rua
Raimundo Chaves; e rua Raimundo Chaves com a avenida Lima e Silva. Todas
essas obras são de responsabilidade do consórcio entre as construtoras
Queiroz Galvão e Ferreira Guedes.
Fotos: Alex Regis
DO BLOG DO BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário