segunda-feira, 23 de junho de 2014

Sósia de Felipão faz Folha de SP e O Globo darem “barrigada”

A jornalista Vera Guimarães, ombudsman da Folha de S. Paulo, falou sobre os erros do jornal no caso da “barriga” de Mario Sergio Conti, que confundiu o treinador Luiz Felipe Scolari com um sósia e publicou uma entrevista no jornal como se tivesse falado com o verdadeiro técnico da seleção brasileira.
sosia-felipao-mario-sergio-contiSósia de Felipão foi o verdadeiro entrevistado de Mario Sergio Conti
O erro foi descoberto por um repórter da equipe que acompanha a seleção. “Parte da edição nacional já impressa foi recolhida e destruída. Sobrou a perplexidade diante de erro tão primário”, explicou a ombudsman, nesse domingo, 22. Vera chama atenção para o fato de ninguém da Folha ter se pronunciado. “Só Conti se explica e se desculpa. O colunista assumiu a falha sozinho”.
No texto “Arrogância, 2×0”, Vera condena maneira como o jornal lidou com erro. “Na primeira versão, o Erramos do site dizia que o colunista havia sido vítima de trote, versão difícil de engolir quando o próprio entrevistado entregou um cartão escancarando sua condição de imitador. O segundo foi mais direto: ´Felipão não falou com colunista da Folha’.”
A entrevista também foi publicada em O Globo, na última quarta-feira, 18, e retirada do ar, em seguida, quando foi revelado o equívoco. A conversa teria acontecido no avião, durante o voo, que de acordo com o jornalista, levou a delegação brasileira do Rio de Janeiro para São Paulo. Após confessar o deslize, Conti disse que foi um “erro tolo” e que “não prejudicou ninguém”. Para Vera, é muita modéstia. “Faltou lembrar dos prejuízos materiais e do arranhão na credibilidade dos jornais, um ativo que não tem preço”.

DO BLOG DO BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário