segunda-feira, 23 de junho de 2014

GRAVE: Economistas já esperam PIB negativo no Brasil em 2014


O GLOBO
Os economistas do mercado financeiro já esperam que a produção industrial, um dos indicadores que compõem o PIB, sofra contração em 2014. A mediana das projeções para o setor está em -0,14%, a primeira previsão negativa desde que as estimativas para o desempenho do setor em 2014 começaram a ser feitas, em 2010. Na semana passada, a expectativa ainda era de alta, de 0,51% e, há um mês, de 1,4%.
O pessimismo reflete o desempenho do setor nos últimos meses. Em abril, a produção industrial recuou 0,3%, frente ao mês anterior, segundo os dados mais recentes divulgados pelo IBGE. Na comparação anual, o resultado foi ainda mais amargo: queda de 5,8%, pior número desde setembro de 2009, influenciado pela maior quantidade de feriados em abril deste ano.
A piora da expectativa para a atividade industrial influenciou a mediana das projeções para o PIB, que reucou pela quarta semana consecutiva. Desta vez, os analistas reduziram as projeções para apenas 1,16%. Os analistas também estão mais pessimistas para o ano que vem, apostando em alta de 1,5%, uma queda em relação à projeção da semana passada, que era de 1,73%.
Em relação à inflação, a mediana das projeções foi mantida em 6,46%, refletindo a trégua na alta de preços dos alimentos, que vem ajudando a segurar o IPCA.
A previsão também foi mantida para a taxa básica de juros, a Selic, que, segundo os analistas ouvidos pelo BC, deve encerrar 2014 nos atuais 11% ao ano.
BLOG DO BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário