segunda-feira, 19 de março de 2012

AO CONTRÁRIO


segunda-feira, 19 de março de 2012

Nenhum município do RN tem gestão fiscal boa, diz levantamento.

 Nenhum município do Rio Grande do Norte possui excelência em sua gestão financeira. É o que mostra Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), levantamento nacional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Só 95 (1,8%) das 5.266 prefeituras avaliadas tiveram a gestão das contas considerada de excelência, com conceito A.

Veja aqui o resultado por cidade.

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte.

Há ainda o IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%, por conta do baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros. 

O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).

No Rio Grande do Norte, o município de Viçosa é o que melhor apresenta desempenho no índice geral de mais de 5.200 cidades, tendo ficado em 233º lugar. Almino Afonso aparece na posição 483. Todos os demais municípios do Estado aparecem na lista a partir do número 1061.

Natal ocupa a posição 64º no ranking estadual e 3.719º no nacional. O único conceito A que a capital tirou foi o custo de sua dívida, que atingiu avaliação de 0,85 pontos. Por outro lado, liquidez e investimentos tiveram os piores desempenhos. Ambos tiraram D, com notas inferiores a 0,25.

Apenas três capitais -Porto Velho (RO), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS) - estão entre os municípios com administração financeira excelente em 2010. A capital de Rondônia foi beneficiada pelo boom econômico causado pela construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. 

A lista geral é encabeçada por Santa Isabel (GO), cujo IFGF chegou a 0,9747. Na lanterna, Ilha Grande (PI) ficou com apenas 0,0778. São Paulo, quarta capital em melhor situação, teve conceito B, o que é considerado "boa gestão".

Fonte: Nominuto.com

PMDB: Separação de palanque também acontece em Pau dos Ferros

O blog do jornalista Robson Pires, relata a sepação de palanque do PMDB, nos Municípios de Currais Novos e de Pau dos Ferros para as eleições de 2012.

Veja a reportagem:

O ministro da Previdência  Garibaldi Filho ficará embaixo do palanque nas eleições municipais deste ano em Currais Novos por um motivo simples: O prefeito Geraldo Gomes, pré-candidato a reeleição, é do DEM e até o momento o PMDB tem candidato no município: Milena Galvão.

PAU DOS FERROS
A situação será semelhante em Pau dos Ferros onde o primo Henrique Eduardo irá apoiar o projeto político do de Bráulio, filho do ex-prefeito Nilton Figueiredo. Já Garibaldi, defende a pré-candidatura do atual vice-prefeito Fabricío Torquato(DEM).

Henrique e Garibaldi em palanque separado em Monte Alegre?

Garibaldi Filho e Henrique Alves

Com esse possível retorno do PMDB do G (Garibaldi) e do PMDB do H (Henrique), surge mais uma vez a indagação: em Monte Alegre, Garibaldi fica com Graça (PSD) ou fica com Severino (PMDB)?

Como nós sabemos na eleição de 2010, a Prefeita Graça pediu voto para o pai e para o filho, ou seja, para o deputado estadual Walter Alves (PMDB), e para o senador-ministro Garibaldi Filho (PMDB).

Na convenção regional do PMDB que foi realizada em Monte Alegre no ano passado, Garibaldi disse aos presentes que; “tinha uma dor de cabeça em Monte Alegre e que quase nem ia poder participar da convenção, e que amava muito seu filho e ele estava lhe dando muito orgulho, como vinha conduzindo as negociações políticas”.

Chamo atenção para esse fato, porque há uma essa separação de palanque do PMDB em Currais Novos, onde também poderá haver em Monte Alegre.

E que não é cartas forra do baralho...

Vamos aguardar as próximas informações.

Henrique e Garibaldi em palanques separados



O deputado-líder Henrique Alves já declarou: depois das eleições de 2010, quando ele apoiou o candidato a governador, Iberê Ferreira de Souza, e o primo-aliado-ministro Garibaldi Filho apoiou a governadora Rosalba Ciarlini, que jamais os dois peemedebistas estarão em palanques separados.

Huummm…

Não sei se os dois vão cumprir o trato em Currais Novos não…

Henrique acolheu a vice-prefeita Milena Galvão para o PMDB e Milena trabalha para disputar a Prefeitura.

Ou, caso não viabilize a candidatura, se aliar ao ex-prefeito e candidato José Lins.

Milena, rompida com o prefeito Geraldo Gomes, não apoiará sua candidatura à reeleição.

Pois bem…

Com o prefeito Geraldo Gomes, Milena não fica.

Mas é com ele que o ministro Garibaldi ficará…

Então, com a candidatura de Milena, em Currais Novos o PMDB terá dois palanques:

O de Geraldo Gomes, com apoio de Garibaldi, e o de Milena, com o apoio de Henrique.
Essa ipotese

É a retomada do PMDB do G e PMDB do H…

Fonte: Thaisa Galvão

Municípios com mais de 20 mil habitantes terão propaganda eleitoral própria na TV

A população de cidades com mais de 20 mil eleitores pode não ser mais obrigada a assistir pela televisão à campanha pela prefeitura ou Câmara de outro município. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou a minuta de uma resolução que prevê propaganda gratuita para as localidades que não possuem emissoras. Nas disputas anteriores, habitantes de 1.114 cidades assistiram o horário eleitoral de outros municípios. Em Minas Gerais, essa decisão pode beneficiar 120 cidades. Relatado pelo ministro Arnaldo Versiani, o texto já foi apresentado ao plenário do TSE, mas não foi analisado devido a um pedido de vista da ministra Cármen Lúcia, que prometeu celeridade na análise da proposta. A resolução não prevê transmissão pelas emissoras de rádio. O assunto chegou a ser estudado, mas foi considerado inviável tecnicamente.

De acordo com a proposta, ficará assegurada a propaganda em municípios sem emissoras de televisão, onde haja apenas antenas de retransmissão ou repetidoras ou ainda as que sejam atingidas apenas por sinal. Se ela for aprovada e não houver alterações na minuta, os tribunais regionais eleitorais terão até 15 de maio para identificar, com os partidos e as redes de televisão, as cidades que possuem emissora local e aquelas atingidas pelos sinais gerados em outras localidades. O texto também prevê que emissoras escolhidas para transmitir a propaganda nas cidades com mais de 20 mil eleitores deverão veicular a propaganda do segundo turno para as localidades em que seu sinal seja captado. Em Minas Gerais, além da capital, há segundo turno em seis cidades com mais de 200 mil eleitores: Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros e Betim.

Alternativa
O texto ainda não é definitivo e pode sofrer modificações antes de ser apreciado pelo plenário. Algumas entidades e tribunais propuseram sugestões que ainda estão sendo analisadas pela Justiça. Uma delas sugere a criação de uma alternativa para o caso de os partidos não se interessarem em produzir programas televisivos para não aumentar o custo da campanha. Para evitar que a emissora fique durante todo horário reservado com uma tarja com os dizeres “horário reservado à propaganda eleitoral gratuita” a Justiça estabeleceria uma data limite para os partidos se pronunciarem oficialmente sobre o interesse em utilizar o horário eleitoral. Caso não haja, a emissora designada para veiculação da propaganda personalizada pode voltar a a fazer parte do pool de emissoras do município-sede que irá transmitir a propaganda da sua localidade.

Outra proposta de alteração sugere que seja colocada uma legenda nos horários eleitorais informando ao eleitor sobre a qual município se refere o programa televisivo . A proposta é para evitar dúvidas sobre a qual cidade se refere a propaganda a que ele está assistindo, que está sendo transmitida por uma emissora de outra .

O que diz a minuta do TSE
“Nas eleições de 2012 para prefeitos e vereadores dos municípios em que não haja emissora de televisão, a Justiça Eleitoral garantirá aos partidos políticos e/ou coligações participantes do pleito a veiculação de propaganda eleitoral gratuita nas localidades aptas à realização de segundo turno de eleições e nas quais seja operacionalmente viável realizar a retransmissão.”


Do Estado de Minas/Diário de Natal

Henrique Alves reúne prefeitos do PMDB para encontro com Rosalba

 

Deputado Henrique Alves

O deputado federal Henrique Alves (PMDB) e os cerca de 40 prefeitos do partido, além do deputado estadual Hermano Morais, deverão se reunir com a governadora Rosalba Ciarlini na segunda-feira (19), às 15h, na Governadoria.

Na pauta, discussões administrativas. Todas as negociações serão conduzidas pelo líder do partido, Henrique Alves. Os prefeitos querem benesses em ano eleitoral.

Fonte: Nominuto.com

O João que nasceu no corpo de uma mulher

 


João W. Nery tem 62 anos e é formado em psicologia e já foi professor universitário. Carioca, casado, foi criado numa família de classe média, possuí três irmãs e adotou o filho de sua ex-mulher, que hoje tem 25 anos. Como todo homem da sua idade, reclama de algumas doenças, como a dor de coluna. 

Recentemente, Nery escreveu o seu segundo livro “Viagem Solitária” em que fala de sua vida depois de ter feito uma cirurgia de mudança de sexo. O primeiro foi “Erro de Pessoa”, lançado em 1984, que também fala do assunto. 


Nesse período, ele teve que se esconder durante as entrevistas para não ser preso, já que na época era considerado crime de lesão corporal.


João nasceu Joana e aos 27 anos decidiu fazer a cirurgia, no período da Ditadura Militar. Mesmo assim, ele arriscou e criou outros documentos, por conta própria (que também é considerado crime), e teve que largar todo o seu curriculum para trabalhar em diversas profissões. 


Ele foi o primeiro transexual masculino (de mulher para homem) a fazer uma cirurgia no Brasil. João veio a Natal para fazer uma palestra na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Fonte: Nominito.com/BLOGDOAGRESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário