sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Centrais sindicais esperam 20 mil pessoas amanhã em manifestação nas ruas de Natal

Ato da Semana Nacional de Paralisação acontecerá em todos os estados brasileiros nesta 6ª feira. Foto: Caninde Santos
Ato da Semana Nacional de Paralisação acontecerá em todos os estados brasileiros nesta 6ª feira. Foto: Caninde Santos
As diversas lideranças sindicais que estão mobilizando a classe trabalhadora para o ato de Paralisação Nacional a ser realizado amanhã (30), nos bairros do Alecrim, Ribeira e Cidade Alta, esperam a adesão de aproximadamente 20 mil pessoas. Sindicato de todas as áreas e serviços da capital potiguar e do Rio Grande do Norte querem reviver o grande protesto que ocorreu no mês de junho em todo o país, reforçando os serviços públicos reprimidos para acesso e utilização da população, como educação, saúde, segurança e transporte público, além de reforçar os direitos dos trabalhadores.
José Rodrigues Sobrinho, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), afirmou que o objetivo do grande ato será mostrar a indignação dos servidores com o descumprimento dos direitos das categorias, principalmente no que diz respeito à promoção das terceirizações. “É um desrespeito aos servidores públicos e àqueles que sonham em ser um dia. No Brasil, quem manda é o empresariado, que tem grande força na Câmara dos Deputados e no Senado. Por isso, estamos lutando contra essa involução das terceirizações”, disse.
A concentração do movimento acontecerá a partir das 8h30, na Praça Gentil Ferreira (Praça do Relógio), no Alecrim, devendo percorrer toda a avenida Rio Branco e finalizando em frente à Assembleia Legislativa. Moacir Soares, presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), afirmou que “é muito importante a grande adesão da população”, de modo a demonstrar que a população, mesmo divergindo ideologicamente, deve se unir politicamente em busca dos direitos.
“Estamos nos sentindo ameaçados com a possibilidade de aprovação desse projeto que busca a regularização da terceirização no Brasil. Com isso, levantamos preocupações, uma vez que a terceirização passa cada vez mais por evolução, ameaçando as pessoas que estudam para ocupar cargos públicos. A terceirização leva a precariedade dos serviços e não podemos permitir isso”, afirmou Moacir.
“Além disso, vamos também cobrar mais força da população por melhores condições de investimento na educação, saúde, transporte público e segurança das pessoas. Não há coisa que assuste mais político do que o povo na rua”, disse o presidente da CTB.
Já confirmaram participação no ato os servidores da Educação (Sinte/RN); servidores da Saúde (Sindsaúde); permissionários do sistema público de transporte (Sitoparn); rodoviários (Sintro); funcionários técnico-administrativos da UFRN (Sintest); servidores da administração indireta do Governo do Estado (Sinai) e representantes do Movimento Passe Livre e da Revolta do Busão.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já está se preparando para realizar os desvios nas ruas, de modo a não prejudicar o trânsito na cidade. As frotas de ônibus e do transporte alternativo não deverão parar durante a mobilização, apesar dos sindicatos alegarem que parte de seus funcionários participarão do movimento.

fonte: JHRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário