O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) protocolou pedido de impeachment do governador Sérgio Cabral na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A solicitação foi feita na terça-feira usando como base reportagem da revista VEJA, que revelou os contratos milionários do escritório de advocacia da primeira-dama, Adriana Ancelmo, com concessionárias e prestadoras de serviço do estado. Freixo também entrou com representação contra Cabral no Ministério Público Federal.
O deputado anexou ao pedido uma cópia da reportagem, e afirmou que os fatos apresentados “atentam contra a dignidade, a honra e o decoro” do cargo de governador. “No campo da atuação profissional da primeira-dama, constituem apenas questões de ética profissional, que devem ser resolvidas pelo seu órgão de classe. Em sentido oposto, em relação ao governador, tais questões entram na seara probidade administrativa, pois não poderia o governador ter um parente beneficiado por ações de seu governo”, escreveu Freixo.
Antes de serem enviados à Procuradoria da Alerj os pedidos de impeachment devem passar primeiro pela Mesa Diretora da Casa, que os devolve à diretoria para decidir se o processo será aberto e só então segue para votação dos parlamentares. O maior entrave de Freixo está exatamente no plenário, onde a oposição ao governo tem apenas dez parlamentares contra mais de cinquenta da base.
Em julho, Marcelo Freixo já havia registrado protocolo semelhante na Alerj contra Cabral. Naquela ocasião, o escândalo da vez era a série de viagens despropositadas de Cabral com helicópteros do governo – que levavam também sua mulher, seus filhos, as babás e até o cachorro de estimação da família. Este processo ainda está na Mesa Diretora.
FONTE: A VERDADE GOSPEL