terça-feira, 20 de agosto de 2013

Noiva de Henrique Alves afirma que Rosalba pode renunciar e voltar para Mossoró

A informação é polêmica e, se não fosse a proximidade da fonte jornalística que a publicou, dificilmente, poderia ser considerada possível. Afinal, quem, em sã consciência, acreditaria que a atual governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, pode renunciar a atual gestão estadual, para concorrer na eleição suplementar de Mossoró, numa eventual cassação da prefeita Cláudia Regina? Quem, além da jornalista e blogueira Laurita Arruda?
A questão aí é que a jornalista é a mulher do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, um dos maiores aliados da atual gestão estadual. E mais do que isso: Ela é irmã do publicitário Arturo Arruda Câmara, principal marqueteiro da gestão Rosalba Ciarlini; ou seja, uma pessoa bem ligada ao Governo Estadual e com um bom “trânsito” dentro do grupo político que governa o Estado.
E, no texto publicado às 11h41 do domingo, no blog de Laurita Arruda, a jornalista fundamenta bem a opinião dela. “Solução via Mossoró”, intitulou a mulher de Henrique Alves, ressaltando, antes de tudo, a “boa aprovação” da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, nesses sete primeiros meses de mandato. Essa gestão, inclusive, seria o “oxigênio necessário para o grupo do senador José Agripino respirar com  luz no fim do túnel”, afirmou a filha do jornalista Cassiano Arruda, que é amigo pessoal do senador e presidente nacional do DEM.
Segundo Laurita Arruda, apesar da boa gestão, a prefeita de Mossoró vive a expectativa da cassação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Seria uma “uma preocupação grave e real”, conforme classificou a jornalista, que sabe que Cláudia Regina já foi cassada duas vezes este ano na zona eleitoral de Mossoró, e sofrendo uma nova condenação na Corte Eleitoral, teria que se afastar imediatamente do cargo, ficaria inelegível por oito anos e ainda levando a uma eleição suplementar em 90 dias no Município.
Laurita Arruda não contextualizou na postagem dela, mas é bem verdade que a situação hoje vivida por Cláudia Regina é consequência, justamente, dos atos praticados pela governadora Rosalba Ciarlini no pleito eleitoral de 2012. Ela não só teria comprado votos para a candidata do DEM (segundo o parecer do procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha), como utilizado a máquina pública estadual para beneficiar a candidatura da Democrata.
Além disso, também não é nem necessário citar no texto que Agripino sabe muito bem da importância de Mossoró para o DEM. E como filha de Cassiano Arruda, amigo do senador, Laurita também deve saber disso. Afinal, a cidade é administrada há décadas pelo partido. E Rosalba Ciarlini conseguiu chegar ao Governo, justamente, pelo que conseguiu fazer frente a cidade que administrou por três mandatos. Além disso, como a prefeita dos últimos oito anos, Fafá Rosado, também Democrata, não poderia participar, por se tratar de um pleito suplementar, Rosalba seria mesmo o único nome do grupo.
“Quem poderia representar o grupo que comandou a capital do oeste nos últimos 20 anos? Por ironia do destino, surge uma fórmula jurídica – dizem com o aval do ex-super secretário Paulo de Tarso Fernandes – Rosalba Ciarlini seria a solução para sua terra Mossoró”, apontou Laurita Arruda no texto.
O Paulo de Tarso citado por Laurita Arruda também ajudaria a reforçar a tesa da jornalista. Afinal, ele foi considerado o “super secretário” do início da gestão Rosalba Ciarlini, mas deixou o cargo logo depois da saída de Robinson Faria. Tem uma boa relação tanto com o vice-governador, quanto com a atual governadora, com o senador José Agripino e com o deputado Henrique Alves. Além dele também ter notório saber jurídico, o que contribuiria para antecipar uma eventual condenação de Cláudia Regina, também teria informações a passar com relação ao interesse das partes ligadas na troca de cargos.
Depois de fazer essa “contextualização” ao citar Paulo de Tarso, Laurita Arruda tratou na postagem de um assunto que tem ganhado cada vez mais força nos últimos dias: a possibilidade de Rosalba renunciar devido a pressão administrativa que vem sofrendo. Segundo a mulher do aliado político da governadora, irmã do marqueteiro do governo e filha de um grande amigo do presidente nacional do DEM, Rosalba deixaria a gestão estadual e seria eleita “ainda com o recall de melhor administradora que a cidade de Mossoró já teve”.
Robinson Faria, do PSD e que já é candidato lançado (não oficialmente) ao governo do Estado em 2014, assumiria a gestão do Rio Grande do Norte. “Um novo cenário de partida para 2014. Diga-se uma solução, por enquanto, só com respaldo jurídico. Político, nem pensado… Jogo zerado onde as conversas costuradas até aqui valeriam de pouco ou quase nada”, comentou a jornalista, se referindo as costuras políticas que já foram tratadas e comentadas até o momento como, por exemplo, a aproximação do PSD com o PSB, de Wilma de Faria, ex-governadora e atual vice-prefeita, e com o PT, da deputada federal Fátima Bezerra.

DO BLOG THALITA MOEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário