sábado, 1 de fevereiro de 2014

PADRE PAUFERRENSE ELABORA RESPOSTA A PROFESSOR.

im, é verdade que o povo de Pau
dos ferros tem sofrido nos últimos
anos com a falta d’água.
Também é verdade que isso
acarretou muitos problemas para a
nossa amada cidade e para a sua
população.
Mas, a maior verdade é que Pau
dos ferros se orgulha por ser uma
cidade portadora de muitas graças
que começarei a elencá-las:
Um povo batalhador, que labuta
diariamente para nutrir a vida, sua e
daqueles que dependem do seu
trabalho.
Um povo que acorda a aurora,
desperta o sol e repousa sob o olhar
materno da Imaculada Conceição.
Um povo que está à frente do
tempo e que não se dobra as
dificuldades, que acredita nas
possibilidades e investe nas relações
humanas e interpessoais; basta ver
como este povo é acolhedor,
humilde e fraterno.
Um povo feliz que nãos se acha
superior a nenhum outro povo, mais
que se inflama de maturidade e que
acolhe as diferenças sem perder a
ternura.
Meu caro Professor, que antes de
ser um exímio professor deve ter
estudado, será? Pois creio que
deveria ter se dedicado mais na sua
vida acadêmica a ponto de ao
menos aprender que não se “cospe
no prato que se come”, que não se
deve humilhar que já está sofrendo
com essa extensiva crise de falta
d’água.
Saiba Professor que se falta água
para o povo de Pau dos ferros lhes
sobram Fé e Esperança de que esse
quadro mude o quanto antes; se
falta água lhe sobra amor para
continuar olhando adiante e
seguindo seu caminho na certeza de
que, quem ama alcança.
Se falta água, lhes sobram, súplicas,
preces e orações ao Deus da Vida.
Ao passo que sentir-se a cima do
“bem e do mal” não causa
nenhuma transformação da
realidade que judia lentamente do
nosso povo.
Em Pau dos ferros vivi sem sombra
de duvidas belos anos de minha
doce vida, daí tirei o meu saber,
estudando em escolas públicas,
acordando de madrugada e
trabalhando desde os 12 anos para
ajudar minha Mãe, uma humilde
viúva e “lavadeira” - Profissão que
exerceu durante muitos anos de sua
vida - .
O que aprendi em Pau dos ferros
trabalhando com o povo sofredor do
então na época “Manuel Deodato”,
catequizando as crianças daquele
lugar e dirigindo uma creche ali
instalada?
Via em cada um e em cada uma o
futuro estampado no brilho do olhar
sonhador, capaz de enxergar além,
capaz de ter esperança de alimentar
a fé mesmo que às vezes isso
acontecesse à duras penas.
Venci como todo pauferrense e
continuaremos a vencer porque ali
naquela cidade que a cada dia está
se desenvolvendo mais e mais, se
encontram pessoas que amam que
sonham e que somos sim capazes
de superarmos qualquer desaforo,
qualquer falta de respeito de quem
não pondera as palavras porque
está inchado de orgulho e de uma
falta de humildade incapaz de
reconhecer que o seu salário está
saindo de uma instituição localizada
nesta mesma cidade que outrora
este cidadão desfere tamanho golpe
de ódio e repudio.
O povo desta cidade sofre
drasticamente por esse banho de
lama a que o senhor caro professor
se refere, mais tenha certeza de que
isso é uma fase que certamente
quão logo passará, pois, estamos
com “alma limpa” e o coração puro.
Deixo-vos uma reflexão que o
ajudará nas muitas noites em claro
que passará depois desta sua nota
enfurecida contra nossa cidade:
Senhor, fazei-me instrumento de
vossa paz. Onde houver ódio, que
eu leve o amor; Onde houver
ofensa, que eu leve o perdão; Onde
houver discórdia, que eu leve a
união; Onde houver dúvida, que eu
leve a fé; Onde houver erro, que eu
leve a verdade; Onde houver
desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a
alegria; Onde houver trevas, que eu
leve a luz. Ó Mestre, Fazei que eu
procure mais; Consolar, que ser
consolado; compreender, que ser
compreendido; amar, que ser
amado. Pois, é dando que se
recebe, é perdoando que se é
perdoado; E é morrendo que se vive
para a vida eterna. (Oração de São
Francisco de Assis).
Deus abençoe o Povo de Pau dos
ferros.

Fonte:folha regional blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário