terça-feira, 27 de maio de 2014

Comandante diz que categoria está satisfeita com reajuste salarial

Gerlane Lima/Nominuto
Coronel Elizeu Dantas também falou sobre a Lei de promoção dos praças e as ações do Corpo de Bombeiros durante a Copa.
O acordo entre os oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros com o Governo na noite de ontem - que suspendeu a greve - foi destaque na entrevista desta terça-feira (27) do RN Acontece da Band. O entrevistado do dia foi o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Dantas que falou sobre esse e outros assuntos ligados a segurança pública. 
Sobre o acordo que reajustará o salário da categoria, Elizeu detalhou. “Foi muito bom para todos os bombeiros e policiais militares. É lógico que 56% seria o ideal, mas o Estado não pode se comprometer em pagar”, disse.

No acordo o Governo ofereceu 32% de reposição do subsídio que será feito em quatro parcelas a serem pagas após aprovação do projeto de lei na Assembleia Legislativa. Inicialmente a categoria pleiteava 56%.

“A lei deve ser levada a Assembleia na quarta-feira (28) e a primeira parcela vai ser em setembro agora (6%), março (8%) e setembro (9%) de 2015 e março (9%) de 2016, totalizando os 32%”, explicou o comandante.

Com esse reajuste o comandante comentou como fica o salário inicial de um bombeiro. “Hoje o bombeiro ganha R$ 2.200 em início de carreira. Lógico que tem a sua variação de níveis, mas inicialmente nós iremos ganhar quase R$ 3 mil”.

Coronel Elizeu Dantas também falou sobre os benefícios da lei de promoção de praças que foi aprovada por unanimidade dentre os 21 deputados que participaram da sessão de votação, na Assembleia Legislativa, no último dia 20.

“O nosso soldado é profissional e não é aquele das forças armadas, então, esse nível não tinha a perspectiva e o fluxo de carreira, e a lei vai possibilitar anualmente que o soldado tenha uma ascensão”, explicou.

Ainda de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, a lei de promoção passa a valer em janeiro de 2015. “Iremos ter nivelamento para que em abril tenhamos as primeiras promoções dos policiais militares e dos bombeiros”.

Já com relação às outras reivindicações da categoria, Coronel Elizeu destaca que as negociações terão continuidade. “O vale-refeição e a parte de promoção nós estamos esperando a resolução do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que foi feita através da Secretaria, solicitando ao TCE que dê a permissão para que o Governo posso fazer todas as promoções dos militares”.

Sobre as ações que serão realizadas durante a Copa do Mundo, o coronel contou que desde 2011 a corporação vem se planejando a parte de aquisição de equipamentos, viaturas e efetivo, além de destacar que as ações serão em parceria com outros órgãos ligados à segurança.

“Vamos trabalhar com oito forças tarefas que vão desde pontos nos municípios de Goianinha e São José ao litoral. Nós temos um litoral de 410km e iremos atender 145km com 22 pontos. Hoje nós só atendemos quatro pelo nosso efetivo”, finalizou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Dantas.

FONTE:> PORTAL NO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário