O túnel da avenida Romualdo Galvão, uma das principais obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, em Natal, teve o acesso liberado para o trânsito de veículos por volta das 10h30 deste domingo (25). O túnel, que passa sob a avenida Lima e Silva em direção à zona Sul da cidade, foi o primeiro a ser inaugurado dos cinco que compõem o Complexo Viário de Natal - que possui ainda dois viadutos (sendo um deles estaiado) e mais duas passarelas.
Segundo o inspetor Carlos Eugênio, do Departamento de Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), inicialmente o tráfego está permitido a partir do acesso à avenida Lima e Silva, de onde os veículos seguirão até a rua Norton Chaves, no bairro de Nova Descoberta, para em seguida ter acesso à zona Sul, e com a possibilidade ainda de retorno ao Centro da cidade pela avenida Salgado Filho.
A Semob informa também que o motorista tem a opção de seguir para o anel viário do Campus da UFRN e acessar a avenida Roberto Freire até a praia de Ponta Negra e região.
Vejas as datas de liberações dos túneis, viadutos e passarelas que fazem parte do Complexo Viário de Natal | |
---|---|
25 de maio | Túnel sob a avenida Romualdo Galvão |
9 de junho | Viaduto estaiado da avenida Prudente de Morais sobre a avenida Lima e Silva |
9 de junho | Túnel da avenida Lima e Silva sob a avenida Prudente de Morais |
9 de junho | Túnel da avenida Jerônimo Câmara sob a avenida Prudente de Morais |
9 de junho | Passarela de pedestres sobre a avenida Prudente de Morais |
10 de junho | Passarela de pedestres sobre a avenida Lima e Silva |
12 de junho | Túnel da avenida Capitão-mor Gouveia sob a avenida Prudente de Morais |
15 de junho | Túnel da avenida Raimundo Chaves sob a avenida Prudente de Morais |
30 dias após o fim da Copa | Viaduto da BR-101 |
Fonte: Prefeitura de Natal |
Ainda de acordo com o inspetor, a implantação do túnel objetiva escoar o tráfego de veículos que se deslocam do Centro da cidade para zonas Sul e Oeste, com fluxo seguindo pela BR-101 e a Norton Chaves. “Mas, por ora, somente estão sendo liberados os fluxos de veículos pela avenida Romualdo Galvão com o acesso à rua Norton Chaves. Já o fluxo de veículos a partir da marginal da BR-101, passando por baixo do viaduto, somente estará liberado no dia 30 de junho”, ressaltou.
Cronograma de liberações
De acordo com o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, as demais vias que compõem o Complexo Viário de Natal só serão liberados à medida que forem feitas as devidas sinalizações. O cronograma da prefeitura prevê para o dia 9 de junho a liberação do viaduto estaiado da avenida Prudente de Morais sobre a avenida Lima e Silva. No mesmo dia também deve ser liberado o trânsito de veículo pelo túnel da avenida Lima e Silva que passa sob a avenida Prudente de Morais, além da liberação do túnel da avenida Jerônimo Câmara sob a Prudente de Morais e da passarela de pedestres sobre a avenida Prudente de Morais.
De acordo com o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, as demais vias que compõem o Complexo Viário de Natal só serão liberados à medida que forem feitas as devidas sinalizações. O cronograma da prefeitura prevê para o dia 9 de junho a liberação do viaduto estaiado da avenida Prudente de Morais sobre a avenida Lima e Silva. No mesmo dia também deve ser liberado o trânsito de veículo pelo túnel da avenida Lima e Silva que passa sob a avenida Prudente de Morais, além da liberação do túnel da avenida Jerônimo Câmara sob a Prudente de Morais e da passarela de pedestres sobre a avenida Prudente de Morais.
No dia 10 de junho, ainda de acordo com o cronograma, será entregue a passarela de pedestres sobre a avenida Lima e Silva, na esquina com a rua Morais Navarro. Para o dia 12 de junho, está prevista a liberação do túnel da avenida Capitão-mor Gouveia sob a avenida Prudente de Morais. Por fim, no dia 15 de junho, deve ocorrer a liberação para o tráfego pelo túnel da avenida Raimundo Chaves sob a avenida Prudente de Morais.
O viaduto da BR-101, no entanto, será o único a ser concluído e não entregue dentro do cronograma. Segundo o prefeito Carlos Eduardo, a liberação deste viaduto só vai acontecer 30 dias após a Copa.
As obras
As obras do Complexo Viário de Natal, no entorno da Arena das Dunas, foram iniciadas no dia 22 de outubro de 2013, com custos orçados em R$ 222,4 milhões, sendo R$ 179,9 milhões repassados pelo Governo Federal por meio de recursos do FGTS e R$ 42,5 milhões de contrapartida da Prefeitura do Natal. As obras são de responsabilidade do consórcio constituído entre a Construtora Queiroz Galvão (60%) e Ferreira Guedes (40%) e foi estimada para ser concluída dentro do prazo de 330 dias.
As obras
As obras do Complexo Viário de Natal, no entorno da Arena das Dunas, foram iniciadas no dia 22 de outubro de 2013, com custos orçados em R$ 222,4 milhões, sendo R$ 179,9 milhões repassados pelo Governo Federal por meio de recursos do FGTS e R$ 42,5 milhões de contrapartida da Prefeitura do Natal. As obras são de responsabilidade do consórcio constituído entre a Construtora Queiroz Galvão (60%) e Ferreira Guedes (40%) e foi estimada para ser concluída dentro do prazo de 330 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário