terça-feira, 12 de agosto de 2014

Rogério Marinho: “Governo do PT implantou deterioração moral”

Espero parecer favorável do povo do Rio Grande do Norte em 5 de outubro

Foto: Wellington Rocha
Foto: Wellington Rocha
Joaquim Pinheiro
Repórter de Política

Candidato a deputado federal pelo PSDB, o economista Rogério Marinho recebe o presidenciável do seu partido, Aécio Neves em Natal amanhã ao meio dia dentro da programa de visitas a Estados Nordestinos. Nessa entrevista, Rogério Marinho fala sobre os objetivos da visita e diz que a expectativa dos tucanos é que o pleito desse ano só será decidido no segundo turno com chances reais de vitória do ex-governador mineiro em razão dos escândalos do PT e da queda acentuada da petista nas pesquisas de opinião pública. “Em 12 anos do PT o que se vê é um processo de deterioração moral com repetidos escândalos de corrupção e incompetência gerencial”, disse Rogério Marinho. Ele opina também sobre o processo sucessório estadual e o que deve ser prioridade no futuro governo do Rio Grande do Norte que espera ser Henrique Eduardo Alves, candidato do PMDB. Segue a entrevista:
O JORNAL DE HOJE – Fale sobre a visita de Aécio Neves ao Estado.
ROGÉRIO MARINHO – Aécio está em campanha e tem que percorrer o Brasil. Ele sabe a importância que tem o Nordeste dentro do processo político/eleitoral. É preciso esclarecer por exemplo, que o Bolsa Família é um programa de governo e não deve ser usado como moeda de campanha. É preciso desmistificar esse conceito e usar o programa de forma republicana. O PSDB pretende construir um projeto que vá ao encontro das necessidades da nossa região, baseado na qualificação, emprego e renda. A transposição do São Francisco está empacada por denúncias de corrupção e dificuldades gerenciais que vem atrasando a região.
JH – O senhor acredita que a eleição presidencial irá para o segundo turno?
RM – Tenho convicção disso. O próprio Lula foi para o segundo turno. Acredito que Aécio disputará com Dilma Rousseff, mas a presidenta terá muita dificuldade em razão do seu alto grau de rejeição e do próprio PT.
JH – O governo do PT exauriu?
RM – Após 12 anos o que se vê é um processo de deterioração moral com repetidos escândalos de corrupção e incompetência gerencial generalizada refletindo na má qualidade dos serviços prestados e na infraestrutura do País. Percebe-se que houve um descontrole na economia, aumento da inflação, queda no crescimento e na geração de emprego. Existe também, aumento na percepção que o País está sem controle, daí a necessidade urgente de uma mudança de comando.
JH – Que avaliação o senhor faz da campanha para o Governo do Estado?
RM – É um plebiscito entre 2 forças porque os outros candidatos postos podem contribuir para o debate, mas não terão condições de competitividade segundo as pesquisas. Portanto não devem influir no resultado. A campanha deve ser resolvida no primeiro turno. É importante que a discussão nesse pequeno prazo seja de propostas para resolução dos graves problemas do Estado. O que lemos e ouvimos é o anúncio de apoios e repetição de palavras de ordem que dizem pouco ao conjunto da população. Em função do perfil dos candidatos o PSDB defende a candidatura de Henrique Eduardo acreditando que ele poderá unir a sociedade após o processo eleitoral num grande trabalho de reconstrução e diálogo no Estado em prol do nosso desenvolvimento. É necessário restabelecer a interlocução com os demais Poderes repactuando os orçamentos e as responsabilidades para permitir suporte financeiro. É necessário implantar uma gestão que priorize a meritocracia, eficiência e redução da estrutura do Estado estabelecendo um ambiente negocial estável que irá atrair parcerias de capital privado e público necessários para o nosso crescimento. O Rio Grande do Norte precisa fortalecer a sua estrutura de logística recuperando a rede ferroviárias e implantando um novo porto para que possamos competir com Ceará e Pernambuco, por exemplo. É isso que esperamos de Henrique Eduardo. Para o Senado o PSDB apoia Wilma de Faria por reconhecer nela a experiência administrativa e política necessárias para apoiar esse projeto de reconstrução do Rio Grande do Norte.
JH – Qual a expectativa sobre sua eleição para deputado federal?
RM – Acredito que a nossa candidatura é competitiva, sabendo que existe risco em toda disputa. Tivemos oportunidade de deixar um legado para o Estado e para o Brasil com a implantação do Metrópole Digital e um trabalho em prol da educação relatando o novo FIES. Emendamos a Constituição para permitir um acréscimo de mais de 8 bilhões de reais para a educação brasileira. Tive oportunidade de ser secretario de Desenvolvimento com destaque para Pró-Sertão, que é a verticalização da indústria no interior do Estado, gerando emprego e renda. Destaco também o Mais RN que oferece um plano de negócios para o empresariado, entre várias outras iniciativas consideradas exitosas. Agora, tenho a oportunidade de ser julgado pelo que realizamos. Espero parecer favorável do povo do Rio Grande do Norte em 5 de outubro.
AGENDA EM NATAL
O presidenciável Aécio Neves, do PSDB, chega a Natal amanhã ao meio dia. Imediatamente visita a Fábrica Guararapes na estrada de Extremoz. As 15;30 concede entrevista coletiva na sede do PSDB em Lagoa Seca. Faz caminhada no Bairro do Alecrim com concentração na Praça Gentil Ferreira às 17 horas.

fonte: JHRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário