sábado, 9 de agosto de 2014

PF apura se presidente da Petrobras omitiu informações sobre marido

A Polícia Federal abriu este mês uma investigação para apurar se a presidente da Petrobras, Graça Foster, omitiu informações do Senado quando prestou depoimento à Comissão de Infraestrutura.
O inquérito foi instaurado a pedido do Ministério Público Federal no DF. Segundo a assessoria do MPF-DF, a solicitação foi formalizada em 13 de junho e, quase dois meses depois, a polícia abriu o procedimento para averiguar se Graça Foster omitiu informações sobre acompra da refinaria de Pasadena (EUA) e sobre contratos da estatal com a empresa do marido dela, Colin Vaughan Foster. A PF não comenta.
Na audiência no Senado, em abril, a presidente da Petrobras afirmou o que Conselho de Administração da estatal não teve responsabilidade na compra de Pasadena em 2006. Foi o órgão, à época comandado pela presidente Dilma Rousseff, que aprovou a compra. Segundo Dilma, a decisão foi tomada com base num resumo "tecnicamente falho".
Questionada pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), Foster disse também que "o marido da presidente da Petrobras não tem contratos com a Petrobras".
Alan Marques - 11.jun.2014/Folhapress
A presidente da Petrobras, Graça Foster, durante audiência na CPI mista no Congresso
A presidente da Petrobras, Graça Foster, durante audiência na CPI mista no Congresso
Como a Folha revelou em 2010, a empresa do marido de Graça Foster multiplicou os contratos com a Petrobras a partir de 2007, ano em que a engenheira ganhou cargo de direção na estatal.
Segundo informações prestadas à época pela própria Petrobras, entre 2007 e 2010, a C.Foster, de propriedade de Colin Vaughan Foster, assinou 42 contratos, sendo 20 sem licitação, para fornecer componentes eletrônicos para áreas de tecnologia, exploração e produção a diferentes unidades da estatal. Entre 2005 e 2007, apenas um processo de compra (sem licitação) havia sido feito com a empresa do marido de Graça, segundo a Petrobras. 

fonte:Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário