domingo, 17 de agosto de 2014

Frasqueira quer ver gol

A situação do ABC, depois da Copa do Mundo, nem de longe é a que o torcedor imaginava. Se antes do Mundial, o alvinegro estava brigando pelas primeiras posições, a queda de rendimento na retomada da competição, vem assustando todos que fazem o time. Somando a série B e Copa do Brasil, a equipe já disputou oito jogos desde o término a competição mais importante do futebol e os números não são nada animadores: foram apenas duas vitórias, um empate e cinco derrotas. E o desempenho abaixo do que vinha acontecendo, vem custando caro ao time, tanto na série B, que caiu da quinta para a 11ª posição, como também na Copa do Brasil, que, se não fosse a irregularidade do Novo Hamburgo/RS, teria sido eliminado  da competição.
Junior SantosDênis MarquesDênis Marques

Alguns números podem mostrar os motivos da queda de rendimento do time, mas, nenhum é tão certeiro como a baixa produtividade do ataque abecedista. Nos oito jogos pós Copa do Mundo, a equipe marcou  apenas cinco gols.  Um na derrota para a Luverdense/MT, dois na vitória sobre o Joinville/SC, um na vitória sobre o Novo Hamburgo/RS e mais um, de pênalti, na derrota para o Vasco da Gama. 

Para se ter uma comparação com a série B do no passado, na 16ª rodada, o ABC estava na última posição, mas, o time tinha marcado 13 gols, dois a menos que a atual campanha, quando a equipe aparece em 11º lugar. 

“Adotamos uma forma de jogar e quase sempre transformamos no segundo tempo, jogando com dois meias. Era normal que esses jogadores que estavam sem jogar (Rogerinho e Júnior Timbó), iam começar bem e depois ter uma queda de rendimento. O setor de criação é minha maior preocupação e precisamos melhorar”, disse o técnico do ABC, Zé Teodoro, logo após o empate sem gols diante da Portuguesa, na última terça-feira.

O comandante abecedista falou também sobre a má fase dos seus atacantes. “Alguns jogadores nossos não estão tendo a sorte, nem felicidade de colocar a bola para dentro do gol. Pelos menos estão criando oportunidades. Vamos trabalhar ainda mais, procurar uma solução para o meio campo, para criar chances e alimentar o ataque, porque ele precisa ser municiado. Precisamos ter uma passe final melhor”, afirmou.

Em toda a temporada, o ABC marcou apenas 54 gols em 44 jogos, contando os oficiais e amistosos. Tem como artilheiro na temporada o atacante Lúcio Flávio, com 10 gols, que chegou a ser titular em alguns jogos, mas perdeu a posição para João Paulo, que ainda não marcou gols desde que retornou para o ABC, no período da disputa da Copa do Mundo.

“Infelizmente a bola não entra. Vejo o time criando as oportunidades.  Só está faltando ela entrar”, tentou explicar o atacante João Paulo, que revelou estar adaptado ao futebol brasileiro, depois de ficar quase três anos na Coreia do Sul. 

“Já estou adaptado. Agora,  com segurança dos jogos vai me ajudar muito mais. Passei muito tempo sem jogar um jogo completo. Pensei que não agüentaria jogar os dois que joguei (contra Vasco e Portuguesa). Agora e só manter”, disse.

Na sua última passagem pelo clube, ele ficou marcado pela quantidade de gols que marcou. Em 2010, foi o artilheiro do time na temporada, com mais de 25 gols marcados. E, uma das suas principais características era a finalização. Às vezes, ele era criticado pelos torcedores por não tocar a bola aos companheiros mais bem colocado em campo, por sua sede de chutar ao gol. 

“Acho que mudei um pouco meu jeito de jogar. Hoje me preocupo em servir, mas tem não deixei a característica de finaliza. Me falta também confiança devido a lesão no joelho mas a cada dia vou ganhando mais confiança”, afirmou.

Com exceção de Dênis Marques, que já marcou cinco gols na série B, nenhum outro atacante chegou a empolgar o torcedor. Nem Rodrigo Silva, que marcou 29 gols com a camisa do ABC na temporada passada. Desde seu retorno, ele só fez dois gols, um pela Segunda Divisão e outro na Copa do Brasil. Lúcio Flávio fez dois na série B, João Henrique e Beto, um gol cada e Gilmar e João Paulo ainda não balançaram as redes.

O caso de Gilmar é emblemático. O atacante foi um dos principais jogadores na arrancada da série B de 2013, com gols e jogadas decisivas, mas, nessa temporada, as contusões atrapalharam o jogador, que só marcou duas vezes em toda a temporada.

O artilheiro do time na Copa do Brasil, com dois gols, ainda é o volante Daniel Paulista,  que deixou o clube brigado com o técnico Zé Teodoro e resolveu largar o futebol. 

Dênis Marques

Faro de artilheiro
Chegou ao clube e logo no primeiro clássico contra o América, marcou os dois gols da vitória do ABC

Problemas no tornozelo
Durante a parada para a Copa do Mundo, se contundiu e ficou afastado do time até o jogo contra o Vasco.

Gol na volta ao time
E foi contra o Vasco que marcou seu quinto gol na série B, sendo o artilheiro do time na competição.

Esperança de gols no ataque
Recuperado da lesão, deve assumir a camisa de titular já na partida contra o Ceará, na próxima terça feira

Os atacantes do ABC

Rodrigo Silva
Artilheiro do time na temporada passada, com 29 gols, não conseguiu, até agora, repetir o bom desempenho. Marcou apenas dois gols, em oito jogos nesse seu retorno ao clube

Lúcio Flávio
Chegou no começo do ano como a esperança de gols para o ataque abecedista. Fez oito gols no campeonato estadual,  e é o artilheiro do ABC na temporada, com 10 gols marcados.

Gilmar
Um dos jogadores mais importantes na arrancada da série B em 2013, vem convivendo com lesões e não teve uma sequência de jogos. Marcou apenas dois gols em toda a temporada.

Beto
Chegou com fama de artilheiro, depois de um bom 2013 pelo Avaí. Foi titular em alguns jogos, marcou cinco gols até o momento, mas parece ter sido esquecido pelo técnico Zé Teodoro

João Paulo
Foi artilheiro do ABC na temporada 2010 e, em seguida, se transferiu para o futebol da Coreia do Sul. Depois de três anos longe, retornou ao clube, mas ainda não marcou nenhum gol pelo ABC.

João Henrique
Quando chegou ao clube, antes da série B, tinha contra si, o fato de não marcar gols a dois anos. Desencantou diante do Atlético/GO, na Copa do Brasil, mas não se manteve como titular
fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário