quinta-feira, 26 de julho de 2012

LIXO ELETRÔNICO RN/ AGORA TEM LUGAR

Praia Shopping abre posto de coleta de lixo eletrônico, desde celulares a computadores

 

DEU NO JORNAL DE HOJE


Todo o material é separado, classificado e encaminhado para o processo de reciclagem, feito por recicladora certificada pelo IBAMA. Foto: Divulgação
Os números impressionam. No Brasil, a cada ano mais de dois milhões de toneladas de celulares são despejados no lixo comum e cem mil toneladas de computadores são descartadas. Em nível mundial, esse número é mais alarmante ainda, pois anualmente são produzidas mais de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Preocupado com a destinação correta do lixo eletrônico o Praia Shopping em parceria com a Claro, através do programa Claro Recicla, abriu um posto de coleta de lixo eletrônico para receber celulares, baterias e acessórios de celular. A gerente de Marketing do Praia Shopping, Danielle Leal conta que pode depositar o material obsoleto de qualquer operadora e fabricante na urna coletora, disponível em cerca de 2.000 pontos instalados em lojas próprias e agentes autorizados da empresa. Não é necessário preencher formulários ou entrar em contato com os funcionários. Todo o material é separado, classificado e encaminhado para o processo de reciclagem, feito por recicladora certificada pelo IBAMA.A Claro está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o projeto atende 100% às resoluções do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.
“O Praia Shopping já ia montar um posto de coleta e conhecemos o projeto da Claro e então decidimos entrar como parceira nesse projeto. A cada dia que passa aumenta a preocupação das empresas em criar mecanismos e formas de colaborar com a sociedade. E entendemos que essa coleta de lixo reciclável, além da importância sócio-ambiental, tem o papel de educar como cuidar do futuro e o Praia Shopping já está fazendo a sua parte nesse processo”, afirmou a gerente. Danielle conta que além das carcaças de celular antigo e baterias usadas, as pessoas podem depositar pilhas, carregadores e fones de ouvido que não servem mais.
Danielle Leal diz que a coleta de lixo reciclável visa educar e preservar do futuro. Foto: Heracles Dantas
Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Claro lançou em março de 2008 o programa Claro Recicla. O objetivo da iniciativa é contribuir para a conscientização socioambiental da população sobre a importância de destinar corretamente o lixo eletrônico, em especial celular, baterias e acessórios fora de uso.
Ao destinar seu celular ou bateria antiga e sem uso ao Claro Recicla,o usuário automaticamente está ajudando a combater a contaminação da água e do solo do Planeta, já que será dado tratamento adequado aos materiais e elementos químicos destes objetos. Essa iniciativa é um exemplo de consciência e atitude a favor da preservação ambiental.
Danielle conta também que hoje, 83% do celular é totalmente reaproveitável e retorna para a indústria para compor outro celular, ou como matéria prima para outro produto. A campanha de arrecadação de lixo eletrônico é permanente e até o final desta semana, o Praia Shopping estará sinalizado indicando os transeuntes que existe um posto de coleta no Shopping. “Além disso, estamos estudando a melhor forma de implantarmos a coleta seletiva no Shopping. Assim, é mais uma forma de contribuir para o meio ambiente. São pequenos atos que trazem grandes benefícios para o meio ambiente”, afirmou a gerente de Marketing do Shopping.








Nenhum comentário:

Postar um comentário