sábado, 14 de julho de 2012

PREFEITOS DAS CAPITAIS

As 26 capitais brasileiras que definirão novos prefeitos nas eleições de outubro deste ano têm, juntas, 191 candidatos, segundo dados do sistema de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total de candidatos, são 163 homens (85%) e 28 mulheres (15%). O TSE informou que vai concluir até este fim de semana a inserção no sistema dos dados dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país - em algumas cidades não constam informações sobre os candidatos às camaras municipais, por exemplo.
Júnior SantosEleitores vão às urnas no dia 7 de outubro para escolher os novos prefeitos e vereadores 
Eleitores vão às urnas no dia 7 de outubro para escolher os novos prefeitos e vereadores

Entre as capitais, São Paulo (SP) é a cidade com o maior número de candidatos a prefeito - 12. Depois aparecem Fortaleza (CE) e Belém (PA), com 10 candidatos a prefeito cada. São Paulo tem também o maior número de candidatas mulheres: são três. Rio Branco (AC), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO) e Florianópolis (SC) aparecem na sequência com duas candidatas cada.

Seis capitais não têm nenhuma mulher na disputa pela cadeira de prefeito: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Teresina (PI) e Natal (RN).


Arte/Tribuna do Norteseloselo
Grau de instrução

Em relação ao grau de instrução, a maioria dos candidatos a prefeito declarou ter o ensino superior completo, essa é a condição de 75% dos candidatos, ou 145 dos 191 pleiteantes.

Os que declararam ter pelo menos começado o ensino superior são 89%, 170 candidatos.

Há apenas dois candidatos a prefeito no país que declararam não ter completado o ensino fundamental, um deles tenta governar a Prefeitura de Fortaleza e o outro a de Porto Velho.

Entre o restante dos candidatos, 7% têm o ensino médio completo e 1% em escolaridade abaixo do ensino médio.

Profissões

Dos 191 candidatos, 45 declararam como profissão ser deputado - a profissão mais recorrente entre os candidatos a prefeito.

Depois, aparecem as funções de servidor público (24 candidatos), professor (21 candidatos), advogado (14), empresário (10) e médico (9). O candidato a prefeito mais velho do país tem 78 anos e vai tentar governar a Prefeitura de João Pessoa, na Paraíba. O mais novo tem 24 anos e é candidato à Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário