segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Rosalba Ciarlini confirma que atraso salarial do Governo do Estado deve continuar até final do ano

SOS Municípios reuniu lideranças do RN na manhã de hoje, como Rosalba, Henrique, a ex-governadora Wilma de Faria, e o presidente do Senado, Renan Calheiros. Foto: Divulgação
SOS Municípios reuniu lideranças do RN na manhã de hoje, como Rosalba, Henrique, a ex-governadora Wilma de Faria, e o presidente do Senado, Renan Calheiros. Foto: Divulgação
Ao que parece, o Governo do Estado está, realmente, em crise financeira. Tanto é assim que anunciou na manhã de hoje, durante o evento do SOS Municípios, que vai atrasar novamente o pagamento dos servidores estaduais. E mais: fará isso até o final do ano. O anúncio foi feito pouco depois do Ministério Público do RN anunciar a instauração de um inquérito civil público para apurar o atraso salarial de setembro que ocorreu, segundo o órgão ministerial, mesmo com o Estado tendo “dinheiro em caixa”.
Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, que confirmou a “reprogramação de pagamentos”, que na língua comum é atraso no pagamento, deverá ocorrer até o final do ano, com os servidores recebem em novas datas e não mais no final do mês, como acontecia nos anos anteriores.  O agente motivador desse atraso, mais uma vez, seria a frustração da receita, que deverá ser de R$ 52 milhões só no Fundo de Participação dos Estados  (FPE), conforme anunciou o secretário estadual de Planejamento e Finançãs, Obery Rodrigues. A folha salarial do Estado, atualmente, gira em torno dos R$ 297 milhões.
Não se sabe, até o momento, porém, quando o Governo do Estado vai pagar os salários. Segundo a governadora, a gestão estadual vai se reunir para, mais uma vez, tentar cortar gastos e viabilizar o pagamento da folha. “Os contratos de aluguéis estão sendo revisados. Vamos ter que sentar e ver como resolver para poder programar o pagamento”, disse a chefe do Executivo estadual.
É importante lembrar que no último sábado O Jornal de Hoje divulgou a informação de que o Ministério Público do RN instaurou um inquérito civil público para apurar a aplicação do orçamento por parte do Poder Executivo e o atraso salarial. O movito? O fato de, segundo fontes ligadas ao MP, o Governo do Estado ter dinheiro em caixa e, ainda assim, ter atrasado os pagamentos.
SOS MUNICÍPIOS
Está sendo realizado na manhã/início da tarde de hoje, no Clube América, a reunião “S.O.S Municípios”, contando com a presença da bancada federal do Rio Grande do Norte, do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduado Alves, e o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. O objetivo do encontro é rediscutir o pacto federativo.
“Precisamos fazer uma grande mobilização para que esse encontro estadual se transforme numa manifestação nacional. Vamos lutar pela aprovação do Pacto Federativo. Está chegando a hora de se fazer alguma coisa pelos municípios”, afirmou o deputado estadual Tomba Farias. (CM)

FONTE: JHRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário