quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PT fará verticalização para definir alianças no Estado

Depois da reunião com a direção nacional da legenda, o Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte descartou aliança com forças políticas que não defendam a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Na prática, os petistas potiguares farão a “verticalização nacional” das alianças no Estado. Embora a verticalização não seja uma exigência da lei eleitoral, o critério será utilizado nas articulações para formação de acordo e coligação de chapas nas eleições majoritária e proporcional. 
José PatrícioPresidente nacional do PT, Rui Falcão reúne dirigentes estaduais para discutir políticas de aliançasPresidente nacional do PT, Rui Falcão reúne dirigentes estaduais para discutir políticas de alianças

Com essa definição durante a reunião em São Paulo, que teve a participação do presidente nacional do partido, Rui Falcão, o diretório estadual do PT recomeçará as conversas no Rio Grande do Note com os representantes dos partidos que integram a base aliada da presidente Dilma Rousseff. 

“A executiva nacional vai contribuir para construirmos uma chapa majoritária no Rio Grande do Norte”, destacou o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva. A declaração sinaliza que os líderes nacionais poderão intervir junto aos aliados para comporem coligação com o PT no Rio Grande do Norte.

Eraldo Paiva descarta que os petistas trabalhem com o cenário de não lançarem um chapa com candidato a governador e optar pela disputa ao Senado, com Fátima Bezerra, e com os nomes da proporcional, de deputados estaduais e federais. “O PT não é um partido saci pererê. Vamos ter sim candidato ao Governo e ao Senado”, ressaltou.

Sobre a candidatura da deputada federal Fátima Bezerr ao Senado, Eraldo Paiva disse que essa é uma definição do PT estadual. “Se depender do PT, a deputada federal Fátima Bezerra será sim candidata ao Senado. Vamos construir esse cenário”, ressaltou.

Ele destacou que o PT discutirá com todos os partidos aliados no plano nacional. “Vamos conversar com todos os partidos aliados no plano nacional. Não daremos palanque a legenda que não defenda a campanha da companheira Dilma”, disse o presidente estadual do PT. 

CANDIDATURA PRÓPRIA


Embora afirme que os petistas potiguares buscarão os partidos aliados no plano nacional, o presidente estadual do PT confirmou que é defensor de uma chapa própria tanto para o Governo como para o Senado. 

Questionado se os diálogos com o PSB, da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria foram encerrados, Eraldo Paiva, foi reticente. “Vamos ter algumas conversas. Não sei qual será a postura a ser adotada pelos membros do PSB no Rio Grande do Norte”, afirmou.

Ele próprio cita o exemplo do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande que, embora do PSB, já anunciou que ficará neutro na eleição nacional, possibilitando, com isso, a continuidade da aliança com o PT naquele Estado. 

FONTE: TRIBUAN DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário