quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Trem atropela e mata duas mulheres na zona Norte

CBTU informa que este já é o 29º acidente em linhas férreas apenas este ano no RN. Foto: Sergio Costa/ Portal BO
CBTU informa que este já é o 29º acidente em linhas férreas apenas este ano no RN. Foto: Sergio Costa/ Portal BO
Duas mulheres morreram após terem sido atingidas por um trem em uma passagem de nível no bairro de Soledade I, na zona Norte de Natal. O acidente aconteceu por volta das 6h10 da manhã de hoje, próximo à estação de trem local, quando elas caminhavam em direção a uma parada de ônibus. Esta é a 29º colisão envolvendo composições férreas na Região Metropolitana neste ano, conforme a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Segundo o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Manoel Kennedy, testemunhas relataram que o sinal sonoro do veículo chegou a ser acionado antes de atingir Maria do Carmo Izidoro Leal e Juvaneide Francisca de Freitas, ambas com 43 anos. Ainda não se sabe como o acidente aconteceu, já que a passagem de nível possui sinalização luminosa e há ampla visibilidade do trem.
A pessoa, que trabalha na CBTU, disse ainda que as duas costumavam pegar o trem no horário do fato e que hoje, elas disseram que iriam de ônibus para o emprego. “Foi uma coisa muito rápida e, de certa forma, inexplicável, porque a passagem de nível fica localizada em um local em que é impossível não avistar o trem se aproximando, sem contar que, como fica situada antes da estação, ele já vem em baixa velocidade. Infelizmente, as duas vítimas não perceberam a aproximação e o sinal sonoro e foram atingidas, morrendo no local”, explicou o major Kennedy.
O chefe de investigações da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículo, Francisco Morais, esteve no local ouvindo as testemunhas. Ao que tudo indica, o acidente pode ter sido provocado por falta de atenção das vítimas. Ele disse que no local, há câmeras de vigilância da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), cujas imagens serão essenciais para se descobrir como realmente aconteceu a tragédia.
“Quem presenciou o acidente disse que o trem estava apitando, mas ainda assim as vítimas não perceberam. Por isso, vamos recorrer às imagens captadas pela Semob, para identificar o que realmente aconteceu e concluirmos as investigações. Infelizmente, as mulheres não resistiram e morreram antes que pudessem ser socorridas”, afirmou.
O operário Waldézio Nascimento, que mora próximo ao local do acidente,  falou que todos os dias passa pela passagem de nível durante o trajeto entre sua residência e o trabalho e que já presenciou muitos acidentes semelhantes no trecho. Ele acredita que a ausência de uma sinalização sonora e uma cancela no local podem ter contribuído para a fatalidade.
“Tem mais de um ano que não há sinal sonoro e o trem só apita quando tem alguém ou um carro em cima da linha, o que deixa todos inseguros. O bom seria que tivesse uma cancela e algo que alertasse as pessoas sobre a proximidade do trem, que, embora já passe por aqui diminuindo a velocidade, ainda é perigoso para quem precisa passar por aqui todos os dias, como eu”, desabafou Waldézio.
29 acidentes com trem somente este ano
A falta de atenção e o desrespeito às normas de sinalização, em especial nos trechos onde há passagem de nível, é apontada pela CBTU como os principais causadores de acidentes envolvendo composições férreas no Rio Grande do Norte. Conforme o orgão, a colisão de hoje é a 29ª já registrada entre os meses de janeiro e outubro deste ano na região Metropolitana de Natal, com um total de cinco vítimas fatais.
A CBTU informou ainda, através da sua Coordenação de Comunicação e Marketing, que o acidente de hoje será investigado e fez um apelo à sociedade, para que as pessoas redobrem a atenção aos sinais sonoros e visuais instalados nas passagens de nível, evitando andar sobre os trilhos. Aos condutores de veículos, que respeitem as leis de trânsito, para evitar casos como a que envolveu um ônibus e um trem na Avenida Bernardo Vieira, em julho passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário