sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cientec é encerrada com saldo positivo e muita celebração

Na programação cultural de encerramento da XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura, o grande destaque é a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN. Foto: Wellington Rocha
Na programação cultural de encerramento da XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura, o grande destaque é a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN. Foto: Wellington Rocha
A XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Cientec/UFRN) encerra suas atividades nesta sexta-feira (25), celebrando a superação de todas as expectativas. Durante os quatro dias de realização do evento, mais de 100 mil pessoas passaram pelas dependências da Mostra, instalada no campus central da UFRN.
Nos mais de 120 estandes que compunham a estrutura, estudantes das mais diversas instituições de ensino do Estado expuseram seus trabalhos e pesquisas, atraindo multidões que normalmente não têm acesso à produção científica, acadêmica e cultural do RN. Esse, aliás, foi o grande mérito da edição 2013 da Cientec, conforme fica explícito no discurso de cada colaborador da semana científica.
Neste último dia de atividades, um dos grandes destaques foi a campanha ‘Biblioteca nas prisões – Doe um livro e liberte um cidadão’, organizada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RN). No box da entidade, servidores explicavam como funciona a iniciativa, que tem o intuito de ressocializar apenados através da leitura. “O projeto nasceu quase como uma encomenda da Cientec. Iniciamos as atividades aqui na Feira e a aceitação não poderia ser melhor. As ações fazem parte de um programa mais amplo, o ‘Novos Rumos na Execução Penal no Estado do Rio Grande do Norte’, criado no ano de 2008, a partir de uma colaboração entre o então presidente do TJ, Rafael Godeiro, junto ao juiz Gustavo Marinho e o desembargador Saraiva Sobrinho. O objetivo é coletar o máximo possível de livros para doar às instituições prisionais do Estado”, explica a servidora do TJ Ana Maria Holanda.
O magistrado Gustavo Marinho, coordenador geral da campanha, exalta a preocupação do Tribunal de Justiça com o complexo processo de readaptação social dos detentos. “O Tribunal se preocupa com os apenados e na forma de ressocialização dos mesmos com a sociedade. Por isso, tivemos a ideia de lançar, na Cientec, a campanha Biblioteca nas Prisões, que deve beneficiar presos condenados dos presídios do RN, entre eles, Natal, Macau e Guamaré”, aponta Marinho.
Outro destaque da Feira foi a presença do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), que disponibilizou, em seu estande, o cadastro de estudantes nos programas de estágio e no ‘Aprendiz Legal’, referente ao primeiro emprego. Segundo Viviane Freitas, do Ciee, foram mais de 500 novos cadastros, durante as ações da empresa na Cientec. “Não esperávamos que a procura fosse atingir níveis tão impressionantes, a gente não teve sossego um só minuto, essa semana”, celebra.
“É importantíssima, essa participação massiva dos estudantes em programas como os do Ciee, pois é oferecido a eles a oportunidade de iniciarem sua jornada no mercado de trabalho, aplicando os conhecimentos adquiridos durante as graduações. O resultado é muito gratificante para nós”, afirma a representante do Centro de Integração.
O produtor executivo da Cientec, Daniel Campos, conta que, fazendo um apanhado geral sobre as atividades do evento nos quatro dias, só há motivos de celebração. “Foi tudo muito mais bonito do que a gente poderia esperar. Não houve um incidente sequer, as atividades todas ocorreram da melhor maneira possível. Essa Cientec foi a mais movimentada, a maior e, ao mesmo tempo, a mais tranquila. Hoje posso dizer que a UFRN se tornou um padrão de referência nacional na organização de mega eventos como esse. Estamos todos de parabéns”, finaliza.
Na programação cultural de encerramento da XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura, o grande destaque é a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN, com o show ‘Vinícius – Uma canção pelo ar…’, em comemoração ao centenário do poeta Vinícius de Moraes, marcada para as 20h desta sexta-feira (25).

fonte: JHRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário