Memória: gravar no inconsciente (sensório íntimo) palavras, fatos e impulsos, para reações e reflexão automática feitos e efeitos condicionados. Para a sociedade, a lembrança tem importância histórica; para agências de publicidade, é lembrado quem é visto. O “Top Natal: As Marcas Mais Lembradas”, em sua 12ª edição, premia as marcas mais lembradas pelos natalenses e contempla também as agências de publicidade e propaganda responsáveis por esse feito. O resultado da pesquisa revela não apenas o bom serviço oferecido à sociedade, mas é consequência do trabalho visual e institucional executado pelas agências.
A pesquisa Top Natal é feita em parceria entre a Tribuna do Norte e a Consult Pesquisa. Neste ano, chega à 12ª edição premiando empresas de 36 segmentos, localizadas na capital potiguar. O evento de premiação ocorrerá no próximo dia 28, no Olimpo Recepções, em Candelária. A revista, patrocinada pela Federação de Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do RN (Sebrae/RN), será encartada na TRIBUNA DO NORTE no dia seguinte, 29.
Este ano, cinco agências se destacaram com mais de um cliente entre os mais lembrados no Top Natal. A Raf Comunicação e Marketing é uma delas, com quatro clientes na lista. Rogério Nunes, diretor da Raf, acredita que o resultado é uma consequência de um trabalho contínuo. Ele remete a lembrança às estratégias do marketing institucional, em que trabalha a marca ao longo do tempo da existência da empresa. “Se você for analisar, as empresas que têm a marca mais forte, são as que mais vendem”, afirma.
Segundo Nunes, muitos anunciantes se baseiam no resultado para nortear o investimento publicitário para o ano seguinte. Mas ele ressalta que a continuidade é quem traz o bom resultado. “A fixação do nome, junto com o seu conceito, parte da constância na mídia. É um trabalho da agência junto ao anunciante”, ressalta.
A marca e sua força no mercado é essencial para o sucesso de uma empresa. Esse conceito também é confirmado pelos sócios da agência Bora Comunicação, Arnaldo Araújo e Carlos Fialho, que também se destacou entre as agências de publicidade com diversos clientes entre os Tops.
“Só estão na lista as empresas que acreditam que o valor de uma marca é mais importante que a empresa”, afirma Arnaldo Araújo, reforçando que a resposta advém do trabalho de comunicação adotado pela empresa. Ter sua clientela na lista dos mais lembrados é um fator distinto para a agência. “Significa que a gente fez esse trabalho diferenciado. Contribui na visão empreendedora de nossos clientes”, considera Araújo.
Para Carlos Fialho, num mercado em que as empresas possuem serviços semelhantes, o diferencial está na forma em que será feita a apresentação do serviço. “A (empresa) que souber melhor apresentar o que ela faz, o seu produto, faz a diferença na empatia da escolha do consumidor”, afirma.
Consult ouviu 600 pessoas de três classes sociais
A “Top Natal: As Marcas Mais Lembradas” é uma análise realizada pela Consult Pesquisa abrangendo a cidade de Natal. 600 pessoas das classes A, B e C foram entrevistadas e questionadas sobre a primeira empresa que vinha à lembrança de cada um dos 36 segmentos. O entrevistado, consumidor em potencial, tinha cinco segundos para responder qual nome vinha à mente em primeiro lugar.
Para 2013, um diferencial: foram adicionadas à lista de segmentos as empresas de Clínica de Imagem, Ultrassonografia e Radiologia e Laboratório de Análises Clínicas, totalizando 36 segmentos. No resultado, mais uma surpresa: no ramo de Instituição Superior houve um empate, totalizando assim em 37 o número de empresas a serem premiadas.
Paulo de Tarso, diretor da Consult, ressalta que a entrevista é realizada em um local distante das empresas do segmento questionado, ou de publicidades da marca, para que não influencie no resultado como sugestionador da resposta.
Ao chegar na 12ª edição, o diretor acredita que a pesquisa atinge ao patamar de reconhecimento da prestação de serviço ao empresariado local. “A pesquisa preserva e fortalece as suas marcas. Quem não é lembrado, não é preferido”, assegura. Para ele, o Top Natal já está inserido na vivência dos empresários, comprovado pelas mudanças de posições das marcas a cada ano. “cerca de 10% das empresas acabam perdendo o posto de Top”, afirma Paulo de Tarso, acrescentando que essa análise demonstra uma concorrência cada vez mais acirrada, uma vez que as empresas que não chegaram ao topo investem para superar as concorrentes no ano seguinte.
Ricélia Santiago, gerente de marketing da TRIBUNA DO NORTE, acredita que a pesquisa estimula o empreendedorismo e cultiva nas empresas um estreitamento na relação com o consumidor. “O Top Natal visa fortalecer a identidade da marca, que, quando bem trabalhada, gera um valor intangível agregando um dos valores mais importantes do marketing, a confiança”, declara.
Promovido pela Tribuna do Norte, a pesquisa engrandece o serviço comercial da cidade. Para Eliane Rocha, gerente comercial da TRIBUNA DO NORTE, o Top Natal é uma ferramenta que o jornal dispõe para as empresas mensurarem o trabalho de marketing desenvolvido. “A partir dessa pesquisa, a empresa pode avaliar se precisa melhorar e sempre superar”, afirma.
Perspectivas são boas para o mercado em 2014
O mercado publicitário tem crescido no Brasil, e em Natal não é diferente. Segundo Lana Mendes, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda e diretora da Dois A Publicidade, atualmente Natal possui mais de 50 agências de publicidade. “As pessoas passaram a acreditar mais na publicidade e propaganda”.
Na cidade, afirma, existem profissionais bem preparados. “Temos um nível muito alto, profissionais de qualidade. Muitos são levados para São Paulo, Rio de Janeiro, cidades com grandes empresas.” Para ela, o Top Natal vem lembrar para as empresas que anunciam a importância da temporalidade. “Prova o bom resultado do investimento em propaganda não temporal, na constância na divulgação e permanência do investimento no marketing”.
Para ela, estar na memória do consumidor leva a mais um desafio: “Tem que ser lembrado com uma boa imagem”, declara. E na lembrança durante todo o ano, o resultado da pesquisa é esperado pelas agências de publicidade e seus clientes. “Os próprios empresários querem se referenciar no Top Natal. É um sinal de credibilidade”, revela.
À frente do Sindicato há quase dois anos, Lana avalia que para o segundo semestre, o mercado já dá sinais de um aquecimento e reativação nos negócios. E para 2014, as perspectivas para as empresas de comunicação são melhores ainda. “Já observo que novembro e dezembro há um reaquecimento e em 2014 vai melhorar bastante”, considera.
fonte: tribuna do norte
A pesquisa Top Natal é feita em parceria entre a Tribuna do Norte e a Consult Pesquisa. Neste ano, chega à 12ª edição premiando empresas de 36 segmentos, localizadas na capital potiguar. O evento de premiação ocorrerá no próximo dia 28, no Olimpo Recepções, em Candelária. A revista, patrocinada pela Federação de Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do RN (Sebrae/RN), será encartada na TRIBUNA DO NORTE no dia seguinte, 29.
Este ano, cinco agências se destacaram com mais de um cliente entre os mais lembrados no Top Natal. A Raf Comunicação e Marketing é uma delas, com quatro clientes na lista. Rogério Nunes, diretor da Raf, acredita que o resultado é uma consequência de um trabalho contínuo. Ele remete a lembrança às estratégias do marketing institucional, em que trabalha a marca ao longo do tempo da existência da empresa. “Se você for analisar, as empresas que têm a marca mais forte, são as que mais vendem”, afirma.
joana limaRogério Nunes destaca peso da marca nas vendas da empresa
Segundo Nunes, muitos anunciantes se baseiam no resultado para nortear o investimento publicitário para o ano seguinte. Mas ele ressalta que a continuidade é quem traz o bom resultado. “A fixação do nome, junto com o seu conceito, parte da constância na mídia. É um trabalho da agência junto ao anunciante”, ressalta.
A marca e sua força no mercado é essencial para o sucesso de uma empresa. Esse conceito também é confirmado pelos sócios da agência Bora Comunicação, Arnaldo Araújo e Carlos Fialho, que também se destacou entre as agências de publicidade com diversos clientes entre os Tops.
Joana LimaArnaldo e Fialho: diferencial na forma de apresentar o serviço
“Só estão na lista as empresas que acreditam que o valor de uma marca é mais importante que a empresa”, afirma Arnaldo Araújo, reforçando que a resposta advém do trabalho de comunicação adotado pela empresa. Ter sua clientela na lista dos mais lembrados é um fator distinto para a agência. “Significa que a gente fez esse trabalho diferenciado. Contribui na visão empreendedora de nossos clientes”, considera Araújo.
Para Carlos Fialho, num mercado em que as empresas possuem serviços semelhantes, o diferencial está na forma em que será feita a apresentação do serviço. “A (empresa) que souber melhor apresentar o que ela faz, o seu produto, faz a diferença na empatia da escolha do consumidor”, afirma.
Consult ouviu 600 pessoas de três classes sociais
A “Top Natal: As Marcas Mais Lembradas” é uma análise realizada pela Consult Pesquisa abrangendo a cidade de Natal. 600 pessoas das classes A, B e C foram entrevistadas e questionadas sobre a primeira empresa que vinha à lembrança de cada um dos 36 segmentos. O entrevistado, consumidor em potencial, tinha cinco segundos para responder qual nome vinha à mente em primeiro lugar.
Adriano AbreuPaulo de Tarso comenta método utilizado na pesquisa
Para 2013, um diferencial: foram adicionadas à lista de segmentos as empresas de Clínica de Imagem, Ultrassonografia e Radiologia e Laboratório de Análises Clínicas, totalizando 36 segmentos. No resultado, mais uma surpresa: no ramo de Instituição Superior houve um empate, totalizando assim em 37 o número de empresas a serem premiadas.
Paulo de Tarso, diretor da Consult, ressalta que a entrevista é realizada em um local distante das empresas do segmento questionado, ou de publicidades da marca, para que não influencie no resultado como sugestionador da resposta.
Ao chegar na 12ª edição, o diretor acredita que a pesquisa atinge ao patamar de reconhecimento da prestação de serviço ao empresariado local. “A pesquisa preserva e fortalece as suas marcas. Quem não é lembrado, não é preferido”, assegura. Para ele, o Top Natal já está inserido na vivência dos empresários, comprovado pelas mudanças de posições das marcas a cada ano. “cerca de 10% das empresas acabam perdendo o posto de Top”, afirma Paulo de Tarso, acrescentando que essa análise demonstra uma concorrência cada vez mais acirrada, uma vez que as empresas que não chegaram ao topo investem para superar as concorrentes no ano seguinte.
Ricélia Santiago, gerente de marketing da TRIBUNA DO NORTE, acredita que a pesquisa estimula o empreendedorismo e cultiva nas empresas um estreitamento na relação com o consumidor. “O Top Natal visa fortalecer a identidade da marca, que, quando bem trabalhada, gera um valor intangível agregando um dos valores mais importantes do marketing, a confiança”, declara.
Júnior SantosRicélia Santiago: O Top Natal visa fortalecer a identidade da marca, que, quando bem trabalhada, gera um valor intangível
Promovido pela Tribuna do Norte, a pesquisa engrandece o serviço comercial da cidade. Para Eliane Rocha, gerente comercial da TRIBUNA DO NORTE, o Top Natal é uma ferramenta que o jornal dispõe para as empresas mensurarem o trabalho de marketing desenvolvido. “A partir dessa pesquisa, a empresa pode avaliar se precisa melhorar e sempre superar”, afirma.
Perspectivas são boas para o mercado em 2014
O mercado publicitário tem crescido no Brasil, e em Natal não é diferente. Segundo Lana Mendes, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda e diretora da Dois A Publicidade, atualmente Natal possui mais de 50 agências de publicidade. “As pessoas passaram a acreditar mais na publicidade e propaganda”.
Na cidade, afirma, existem profissionais bem preparados. “Temos um nível muito alto, profissionais de qualidade. Muitos são levados para São Paulo, Rio de Janeiro, cidades com grandes empresas.” Para ela, o Top Natal vem lembrar para as empresas que anunciam a importância da temporalidade. “Prova o bom resultado do investimento em propaganda não temporal, na constância na divulgação e permanência do investimento no marketing”.
Para ela, estar na memória do consumidor leva a mais um desafio: “Tem que ser lembrado com uma boa imagem”, declara. E na lembrança durante todo o ano, o resultado da pesquisa é esperado pelas agências de publicidade e seus clientes. “Os próprios empresários querem se referenciar no Top Natal. É um sinal de credibilidade”, revela.
À frente do Sindicato há quase dois anos, Lana avalia que para o segundo semestre, o mercado já dá sinais de um aquecimento e reativação nos negócios. E para 2014, as perspectivas para as empresas de comunicação são melhores ainda. “Já observo que novembro e dezembro há um reaquecimento e em 2014 vai melhorar bastante”, considera.
fonte: tribuna do norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário