Na véspera do início da Copa do Mundo, nenhuma obra de mobilidade urbana prevista para o mundial foi entregue 100% no Rio Grande do Norte. O único projeto entregue e que está em pleno funcionamento é o aeroporto internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Mesmo assim, dos dois acessos ao terminal, um foi entregue incompleto e outrodescartado para a Copa.
Na segunda-feira (9), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, inaugurou o complexo viário Dom Eugênio Salles, no entorno da Arena das Dunas. Já podem ser usados um viaduto e quatro túneis. Mas ainda faltam ser entregues um viaduto, dois túneis e duas passarelas. Segundo a Prefeitura, essas obras deverão ser entregues até o fim de junho. O professor Rubens Barreto Ramos é crítico das obras.
Ao todo, seis projetos de mobilidade urbana previstos para a Copa não estarão concluídos até esta quinta-feira (12), quando o Brasil faz o primeiro jogo do mundial contra a Croácia. A lista inclui as duas obras de responsabilidade do Estado - acessos do aeroporto Aluízio Alves eprolongamento da avenida Prudente de Morais – que embora entregues, ainda estão inacabadas. Pelo lado do Município, não estarão 100% concluídos a drenagem nas áreas ao redor da Arena das Dunas, a adequação das calçadas da cidade, o binário da avenida Capitão-mor Gouveia e o complexo viário Dom Eugênio Salles, que já teve a placa descerrada, mas não foi liberado em sua totalidade.
Ao todo, seis projetos de mobilidade urbana previstos para a Copa não estarão concluídos até esta quinta-feira (12), quando o Brasil faz o primeiro jogo do mundial contra a Croácia. A lista inclui as duas obras de responsabilidade do Estado - acessos do aeroporto Aluízio Alves eprolongamento da avenida Prudente de Morais – que embora entregues, ainda estão inacabadas. Pelo lado do Município, não estarão 100% concluídos a drenagem nas áreas ao redor da Arena das Dunas, a adequação das calçadas da cidade, o binário da avenida Capitão-mor Gouveia e o complexo viário Dom Eugênio Salles, que já teve a placa descerrada, mas não foi liberado em sua totalidade.
No cronograma de Estado e Município, os projetos só ficarão prontos após a Copa do Mundo. Sobre os acessos ao novo aeroporto e o prolongamento da Prudente de Morais, o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo e diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), Demétrio Torres, estima prazos de 30 a 45 dias para a conclusão dos projetos. A obra dos acessos foi licitada em 2009, mas só teve início em agosto de 2013 após problemas na licitação e mudanças na empresa que tocaria a construção.
Para chegar ao novo aeroporto o caminho é pela BR-406, em Ceará-Mirim. A via ainda não foi duplicada, mas as obras continuam no local. Um viaduto que ligará a BR-406 ao acesso Norte também ainda está construção. "No trecho do viaduto tivemos que retirar uma rede de alta tensão e isso demandou tempo. Os empecilhos agora são menores. Na duplicação ainda falta a desapropriação de um imóvel. Tudo está sendo resolvido", disse ao G1 o diretor-geral do DER, Demétrio Torres, no dia em que o aeroporto iniciou as operações comerciais.
Por enquanto, o motorista dá uma volta na obra do viaduto para entrar à esquerda na via. O acesso Norte está sinalizado e iluminado até a entrada do terminal. O Governo do Estado trabalha ainda na construção do acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, e ligará o aeroporto à BR-304, na altura de Macaíba. Com a previsão de entrega do acesso só para o segundo semestre, o diretor-geral do DER explica que está sendo construída uma rota alternativa. "É uma estrada de dois quilômetros que faz ligação com a RN-160", diz o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens, Demétrio Torres.
Para chegar ao novo aeroporto o caminho é pela BR-406, em Ceará-Mirim. A via ainda não foi duplicada, mas as obras continuam no local. Um viaduto que ligará a BR-406 ao acesso Norte também ainda está construção. "No trecho do viaduto tivemos que retirar uma rede de alta tensão e isso demandou tempo. Os empecilhos agora são menores. Na duplicação ainda falta a desapropriação de um imóvel. Tudo está sendo resolvido", disse ao G1 o diretor-geral do DER, Demétrio Torres, no dia em que o aeroporto iniciou as operações comerciais.
Por enquanto, o motorista dá uma volta na obra do viaduto para entrar à esquerda na via. O acesso Norte está sinalizado e iluminado até a entrada do terminal. O Governo do Estado trabalha ainda na construção do acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, e ligará o aeroporto à BR-304, na altura de Macaíba. Com a previsão de entrega do acesso só para o segundo semestre, o diretor-geral do DER explica que está sendo construída uma rota alternativa. "É uma estrada de dois quilômetros que faz ligação com a RN-160", diz o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens, Demétrio Torres.
Já o prolongamento da avenida Prudente de Morais foi liberado para o trânsito em 13 de maio sem sinalização, sem iluminação e com apenas uma das duas faixas funcionando. O atraso envolveu questões ambientais, contratuais, readequações de projeto e desapropriações. O projeto foi licitado em 2007, as obras começaram em 2009 e pararam diversas vezes. O custo da obra mais do que dobrou, passando de R$ 28 milhões para R$ 60 milhões, segundo o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens.
Município
Das obras da Prefeitura de Natal, o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, confirmou nesta semana que mais um projeto não estará pronto para a Copa do Mundo. Trata-se do binário da avenida Capitão-mor Gouveia, que só será entregue em setembro, de acordo com o cronograma do Município.
Das obras da Prefeitura de Natal, o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, confirmou nesta semana que mais um projeto não estará pronto para a Copa do Mundo. Trata-se do binário da avenida Capitão-mor Gouveia, que só será entregue em setembro, de acordo com o cronograma do Município.
O titular da Semopi já havia informado que a drenagem nas áreas ao redor da Arena das Dunas, a adequação das calçadas da cidade e um dos viadutos que compõem o complexo viário Dom Eugênio Salles estariam inacabados durante o Mundial. “Para terminar o binário ainda precisamos que a drenagem da área seja concluída. Depois disso ainda há o processo de pavimentação para então tenhamos a obra funcionando em sua plenitude”, informou ao G1 o secretário Tomaz Neto durante a inauguração de parte das obras que compõem o complexo viário Dom Eugênio Salles.
A drenagem da qual fala o titular da Semopi é que está sendo realizada nas áreas ao redor da Arena das Dunas, projeto que também fica para depois do Mundial. As obras do túnel de drenagem da Arena das Dunas passam pelas avenidas Capitão-mor Gouveia, Jerônimo Câmara, e envolvem as lagoas de captação de São Conrado, de Cidade da Esperança e duas lagoas do Centro Administrativo.
Apesar do atraso, o secretário garantiu que a drenagem a parte do projeto que envolve a drenagem da arena já foi concluída. A outra obra que teve o atraso confirmado pela Semopi é a construção de 55 quilômetros de calçadas com acessibilidade e 300 abrigos de ônibus. Quando foi lançado, o projeto estava previsto para antes do Mundial, no entanto a entrega só deve acontecer em dezembro deste ano. Tomaz Neto justifica que os problemas de invasões de calçadas por parte de proprietários de imóveis podem demandar tempo para serem resolvidos.
Composto por dois viadutos, seis túneis e duas passarelas, o complexo viário teve a placa descerrada em solenidade realizada nesta segunda-feira (9), mas não está totalmente liberado. Foram liberados um viaduto e três túneis. Faltam três túneis e duas passarelas, que serão entregues até o dia 30 de junho. Estão liberados para o trânsito até o momento o viaduto estaiado da avenida Prudente de Morais, o túnel da avenida Romualdo Galvão, e a estrutura de três túneis que liga a avenida Lima e Silva às avenidas Prudente de Morais e Jerônimo Câmara, além da rua São José.
As três intervenções que ainda não estão concluídas são o túnel da avenida Capitão-mor Gouveia, o túnel da rua Raimundo Chaves e o viaduto da marginal da BR-101. De acordo com o cronograma da Prefeitura, estas três obras serão inauguradas respectivamente nesta sexta-feira (13), no domingo (15) e no dia 30 de junho. Até lá as duas passarelas, uma na avenida Prudente de Morais e outra na avenida Lima e Silva, também devem estar prontas para o trânsito de pessoas.
As três intervenções que ainda não estão concluídas são o túnel da avenida Capitão-mor Gouveia, o túnel da rua Raimundo Chaves e o viaduto da marginal da BR-101. De acordo com o cronograma da Prefeitura, estas três obras serão inauguradas respectivamente nesta sexta-feira (13), no domingo (15) e no dia 30 de junho. Até lá as duas passarelas, uma na avenida Prudente de Morais e outra na avenida Lima e Silva, também devem estar prontas para o trânsito de pessoas.
FONTE: G1 RN
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