Cerca de 80 instituições de ensino do Rio Grande do Norte, entre escolas privadas, universidades, cursos isolados, de idiomas e pós-graduação, estarão reunidas no Salão de Educação no período que vai desta quarta-feira até o próximo domingo (13). O espaço foi idealizado pelo empresário Ocimar Damásio, com o objetivo de fornecer informações sobre os novos modelos pedagógicos das instituições, dando espaço também a empresas que trabalham oferecendo suporte nas tecnologias utilizadas pelas unidades de ensino. A exposição acontece no 6º piso do estacionamento do Natal Shopping, em Candelária.
Com a temática “Matrículas Abertas”, o Salão apresenta-se como uma oportunidade para os pais que já estão à procura de uma escola para os seus filhos. “A proposta do Salão é oferecer aos visitantes uma grande diversidade de informações sobre as instituições participantes, uma vez que este período de final de ano já é tradicionalmente marcado como a época de abertura de matrículas para o próximo ano letivo”, explicou Ocimar.
Foram instalados na estrutura do shopping 140 estandes e um auditório com capacidade para 100 pessoas. A entrada é gratuita e aberta para toda a população, das 14h às 22h. “Além dos estandes com a apresentação dos principais projetos de cada instituição, pais e alunos poderão participar de palestras e aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, os alunos podem aproveitar a exposição de conteúdos e os pais conhecerem melhor a metodologia pedagógica utilizada pelas escolas e cursinhos”, destacou Ocimar Damásio.
Diretor de uma escola referência em ensino em Natal, o professor Carlos André explica que essa é uma ótima oportunidade para os pais pesquisarem e avaliarem as metodologias trabalhadas por cada instituição. “Para quem está em dúvida em qual escola matricular o seu filho, essa exposição será fundamental. No nosso caso iremos apresentar a nossa filosofia, metodologia da escola e materiais utilizados em sala de aula”, disse o professor, dirigente do Overdose Colégio e Curso.
Uma das inovações apresentadas pela instituição é o ensino classe A que, desde 2009, vem revolucionando o mercado com a proposta pioneira de preparar alunos desde bem cedo para o ingresso em universidades. No espaço do Overdose, os visitantes poderão desafiar os alunos campeões da escola no xadrez, acompanhar experiências de física, se divertir nos jogos eletrônicos e participar de sorteio e muito mais. A escola, assim como outras instituições, realizará também, durante o evento, um ciclo de palestras exclusivas de temas relacionados ao Enem.
Diretores de escolas e empresários que queiram reequipar suas estruturas para melhor atender os clientes também poderão sair com bons investimentos do Salão da Educação. A empresa potiguar Neo Tecnologia, por exemplo, é umas das participantes que propõe sistemas que aliam educação e tecnologia. Trabalhando com Softwares de gestão, a empresa irá expor um equipamento inovador e pioneiro no estado, voltado para a segurança de crianças. De acordo com o diretor Felpe Figueiredo, esse software, chamado Neo Persona, pode ser utilizado em escolas, clubes, creches e outras empresas que trabalham com crianças.
“Esse é um software de segurança muito interessante, que vincula a liberação da criança de um determinado estabelecimento somente por pessoas autorizadas. Através do leitor biométrico, esse sistema – simples e eficiente – identifica a foto da pessoa, nome e identificação relacionada à criança, de modo que esta saia do local com a pessoa responsável”, explicou Felipe Figueiredo.
Portal Educ
O Salão de Educação também abrirá espaço para o lançamento do Portal Educ (www.educarn.com.br), primeiro portal de educação potiguar a agregar estudantes e professores das redes pública e privadas, desde as séries iniciais até o Ensino Médio. O espaço virtual oferece planos de aulas, propostas e sugestões metodológicas sobre o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais, com atividades sugeridas por educadores.
O Portal é um serviço da Polo Empresa Educacional, atuante no ambiente virtual e comprometida em oferecer aos gestores, professores, alunos e família um processo interativo de acesso ao conhecimento. Nele, os professores podem interagir melhor com os alunos postando conteúdos, organizando tarefas e trabalhos, atribuindo nota e fazendo comentários sobre o que for publicado, por meio de ferramentas de edição dinâmicas e envolventes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário