Todos os outros domingos do Mundial preveem provas
( Foto: CB/D.A. Press )
Sílvia Mendonça – CorreioWeb
Mesmo com a proximidade da Copa do Mundo, os concursos públicos não param. Durante a temporada de jogos, que abrange os meses de junho e julho, diversos órgãos dão continuidade a seus processos seletivos, inclusive, com aplicação de provas em todos os domingos do evento, exceto no último (13 de julho) quando ocorrerá a partida que decidirá o título do mundial. Para os concurseiros fanáticos por futebol, a boa notícia é que, a princípio, o Brasil não jogará nas datas das provas – a não ser que seja o segundo colocado do Grupo A, que entrará em campo no dia 29 de junho.
Quem se programou para assistir aos jogos da Suíça x Equador; França x Honduras; e Argentina x Bósnia, que ocorrem no dia 15 de junho, deve ficar atento. Neste dia, haverá provas da Prefeitura de Palmas/TO, Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Polícia Civil do Piauí (PCPI), Defensoria Pública de Goiás (DPGO), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Processamento de Dados Amazonas (Prodam/AM), Secretaria de Fazenda do Mato Grosso do Sul (Sefaz/MS), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Fundação Saúde do Rio de Janeiro, da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS).
Já quem adquiriu ingressos para as partidas entre Portugal x Estados Unidos; Bélgica x Rússia; e Argélia x Coreia do Sul, que ocorrem em 22 de junho, precisa verificar se realizará provas dos concursos do Departamento de Gestão Pública de Perícias Médicas de São Paulo (DPME/SP) e da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).
No dia 29 de junho também haverá jogos e, neste caso, até mesmo o Brasil pode entrar em campo. Desta forma, recomenda-se que candidatos ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN-1) confiram os calendários dos certames.
De acordo com o advogado e membro da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da OAB/DF Max Kolbe, o fato dos órgãos aplicarem provas nos dias dos jogos não é um problema judicial. “Mas falta bom senso ”, pondera. Segundo o advogado, contudo, os órgãos devem ficar atentos ao jogo do dia 29 de junho, já que o Brasil pode participar caso seja o segundo colocado do Grupo A. “Neste caso, não há lógica ter prova. Inclusive, a segurança do concurso estaria comprometida, ferindo a finalidade do ato administrativo. Seria interessante o órgão já se posicionar a respeito, pois as pessoas podem se programar para a realização da prova, como gastos com viagens e hotel”, alerta.
Caso você seja candidato a esses concursos e tenha comprado ingresso para alguma partida que cai no mesmo dia das provas, a Fifa não possui política de devolução do valor pago. No entanto, a federação permite transferência ou revenda dos ingressos em alguns casos, como quando o detentor do ingresso pretende transferi-lo para um convidado particular ou um membro de sua família ou se o mesmo esteja com doença grave ou tenha falecido. Para conseguir efetuar algum desses trâmites é preciso ter autorização prévia e por escrito da Fifa. Para mais informações, clique aqui .
Nenhum comentário:
Postar um comentário