Por Blog do Bg
O Sindicato dos Rodoviários (Sintro) decidiu manter a greve marcada para começar nas primeiras horas desta quinta-feira (12). A decisão foi tomada durante reunião comrepresentantes da Prefeitura de Natal, Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) e o procurador do trabalho, Xisto Tiago de Medeiros Neto. Pela manhã, só irão circular 30% dos ônibus municipais e 50% dos intermunicipais. Às 9h, os rodoviários se reúnem em assembleia para discutir as propostas feitas durante a reunião de hoje e às 10h terá uma nova audiência no MPT para anunciar a decisão.
O encontro aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho com a presença de Nastagnan Batista, presidente do Sintro, a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos e o advogado do Seturn, Eduardo Rocha. O procurador Xisto Tiago de Medeiros Neto propôs a suspensão da greve até o dia 14 de julho. Segundo o procurador, a paralisação dos motoristas e cobradores deveria ser adiada por causa da Copa do Mundo, para que a sociedade e visitantes não fossem afetados durante o mundial.
Divulgação /MPTUma nova audiência foi marcada para às 10h desta quinta-feira
Durante a reunião, o procurador solicitou três compromissos: que motoristas e cobradores continuem trabalhando; que o município apresente um estudo específico acerca do reajuste, com análise da planilha técnica; e que o Seturn faça um abono na folha de pagamento do mês de abril seguindo o índice o INPC, que foi de 5,82%, ponto que foi negado prontamente pelo sindicato patronal.
Segundo Nastagnan Batista, sem o acordo sobre o abono salarial, fica inviável a suspensão da greve. Já o representante do Seturn explicou que esse abono só seria possível caso houvesse aumento na tarifa de ônibus do município, mas que a prefeitura não tem planos sobre isso.
De acordo com Elequicina dos Santos, a Procuradoria Geral do Município (PGM) já entrou com o pedido de ilegalidade da greve e ele só será suspenso mediante acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário