O viaduto estaiado da avenida Prudente de Morais, que compõe o Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales, em Natal, foi liberado para o trânsito por volta das 11h desta segunda-feira (9). A via, que fica no entorno da Arena das Dunas, faz parte de um dos lotes das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo. Toda a avenida Prudente de Morais, no dois sentidos, foi liberada. O complexo viário é composto por dois viadutos e seis túneis e só deve estar totalmente concluído no dia 30 de junho.
Ainda nesta segunda serão liberados outros três túneis. Dois dos túneis ligam a avenida Lima e Silva à rua São José e à própria avenida Prudente de Morais. O terceiro, também sob a Prudente, dá acesso à avenida Jerônimo Câmara. Todos serão liberados para o trânsito às 16h.
Das obras previstas, o túnel da avenida Romualdo Galvão já havia sido liberado no dia 25 de maio. As três intervenções que ainda não estão concluídas são o túnel da avenida Capitão-mor Gouveia, o túnel da rua Raimundo Chaves e o viaduto da marginal da BR-101. De acordo com o cronograma da prefeitura, estas três obras serão inauguradas respectivamente nesta sexta-feira (13), no domingo (15) e no dia 30 de junho.
Sobre o viaduto da marginal da BR-101, o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal, Tomaz Neto, explica que a via ficará cercada de tapumes durante o Mundial. "O viaduto ainda não será aberto pois será necessário respeitar o tempo de secagem do concreto da estrutura. Também não poderia estar funcionando porque a área vai servir para o trânsito de pessoas. A obra só será liberada após a Copa", explica.
Apesar de não estar totalmente concluído, o Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales teve a placa descerrada nesta segunda em solenidade realizada ao lado da Arena das Dunas. "É um sonho materializado que vai diminuir muito os problemas de trânsito da nossa cidade", disse o prefeito Carlos Eduardo Alves.
Dos R$ 222,4 milhões aplicados no complexo viário, R$ 179,9 milhões foram repassados pelo Governo Federal por meio de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e R$ 42,5 milhões foram pagos pelo Município como contrapartida. A obra é de responsabilidade do consórcio constituído pelas construtoras Queiroz Galvão (60%) e Ferreira Guedes (40%).
Apesar de não estar totalmente concluído, o Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales teve a placa descerrada nesta segunda em solenidade realizada ao lado da Arena das Dunas. "É um sonho materializado que vai diminuir muito os problemas de trânsito da nossa cidade", disse o prefeito Carlos Eduardo Alves.
Dos R$ 222,4 milhões aplicados no complexo viário, R$ 179,9 milhões foram repassados pelo Governo Federal por meio de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e R$ 42,5 milhões foram pagos pelo Município como contrapartida. A obra é de responsabilidade do consórcio constituído pelas construtoras Queiroz Galvão (60%) e Ferreira Guedes (40%).
Obras entregues
- Viaduto estaiado da Prudente de Morais
Maior obra do complexo viário, o viaduto estaiado tem 435 metros de extensão e servirá como acesso para os veículos no sentido Candelária-Cidade Alta. No sentido contrário, o acesso não muda.
- Viaduto estaiado da Prudente de Morais
Maior obra do complexo viário, o viaduto estaiado tem 435 metros de extensão e servirá como acesso para os veículos no sentido Candelária-Cidade Alta. No sentido contrário, o acesso não muda.
- Túnel da avenida Romualdo Galvão
O túnel da avenida Romualdo Galvão tem 280 metros e foi liberado para o trânsito no dia 25 de maio. No entanto, as opções estarão limitadas até a liberação do viaduto na marginal da BR-101.
A implantação do túnel objetiva escoar o tráfego de veículos que se deslocam do Centro da cidade para as zonas Sul e Oeste, com fluxo seguindo pela BR-101 e a Norton Chaves. Inicialmente o tráfego está permitido para a Norton Chaves, no bairro Nova Descoberta, na zona Sul de Natal.
Obras que serão entregues à tarde
- Túnel da avenida Lima e Silva com a rua São José
O túnel de 120 metros dá acesso à rua São José a partir da avenida Lima e Silva.
- Túnel da avenida Lima e Silva com a avenida Prudente de Morais
O túnel de 280 metros dá condição de acesso à avenida Prudente de Morais para quem segue no sentido do bairro Candelária, na zona Sul da cidade, a partir da avenida Lima e Silva.
- Túnel da avenida Jerônimo Câmara
A obra de 80 metros dá opção para o tráfego no sentido das zonas Leste e Oeste da capital pela avenida Jerônimo Câmara.
O túnel da avenida Romualdo Galvão tem 280 metros e foi liberado para o trânsito no dia 25 de maio. No entanto, as opções estarão limitadas até a liberação do viaduto na marginal da BR-101.
A implantação do túnel objetiva escoar o tráfego de veículos que se deslocam do Centro da cidade para as zonas Sul e Oeste, com fluxo seguindo pela BR-101 e a Norton Chaves. Inicialmente o tráfego está permitido para a Norton Chaves, no bairro Nova Descoberta, na zona Sul de Natal.
Obras que serão entregues à tarde
- Túnel da avenida Lima e Silva com a rua São José
O túnel de 120 metros dá acesso à rua São José a partir da avenida Lima e Silva.
- Túnel da avenida Lima e Silva com a avenida Prudente de Morais
O túnel de 280 metros dá condição de acesso à avenida Prudente de Morais para quem segue no sentido do bairro Candelária, na zona Sul da cidade, a partir da avenida Lima e Silva.
- Túnel da avenida Jerônimo Câmara
A obra de 80 metros dá opção para o tráfego no sentido das zonas Leste e Oeste da capital pela avenida Jerônimo Câmara.
Obras não concluídas
- Viaduto da marginal da BR-101
O viaduto de 310 metros por quem vem pela avenida Lima e Silva com destino à BR-101. O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, enfatiza que o viaduto protege o transporte coletivo, que terá acesso exclusivo ela lateral da estrutura.
- Túnel da avenida Capitão mor-Gouveia
A estrutura de 220 metros de extensão funcionará no sentido BR-226-avenida Prudente de Morais.
- Túnel da rua Raimundo Chaves
Funcionará nos dois sentidos, tanto para quem quer chegar à BR-101 quanto para quem quer chegar à avenida Jaguarari. O túnel tem 250 metros de extensão.
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