segunda-feira, 24 de setembro de 2012

BALEIA MORTA


Trator vai enterrar à tarde baleia encalhada em Santa Rita

DEU NA TRIBUNA DO NORTE
imagem_principal
"Como ela já estava morta há a aproximadamente uma semana, já estava em decomposição, não sabemos se a cabeça e o rabo foram arrancadas por uma hélice, por exemplo", explicou a bióloga Zélia Brito, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM Bio), autarquia federal ligada ao Ministério do Meio Ambiente.

A necessidade de enterrar a baleia é, segundo a bióloga, para evitar possível transmissão de doenças durante a decomposição. Por não saber o motivo da morte, que pode ser alguma doença até desconhecida pelos estudiosos, há a necessidade de se enterrar a baleia. De acordo com Zélia Brito, após o enterro, não haverá riscos de contaminação.

"Ela será enterrada na praia, próximo ao local onde está encalhada, mas fora da linha de maré. Será um buraco profundo, por isso a necessidade de um trator. Enterrando assim, não há riscos" garantiu, explicando que a ação vai ocorrer à tarde para que seja realizada durante a maré baixa.

Pedaços do tecido da baleia foram coletados pelo biólogos para que seja realizada a análise laboratorial, que visa descobrir se a baleia morreu devido a alguma doença. As amostras serão estudadas no Rio de Janeiro. 

"Nesse período do ano, há várias baleias na nossa costa, que vêm se reproduzir nessa região. Há baleias saudáveis e baleias doentes, e como há um número maior do que o normal, crescem também as chances de que os animais sejam atingidos por embarcações. Vamos analisar o material e tentar descobrir a causa (da morte)", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário