quarta-feira, 5 de setembro de 2012

GREVE

Bancários do RN podem entrar em greve até o dia 18




DEU NO DIARIODEANATAL.COM.BR

 (Carlos Santos/DN/D.A Press)
Uma assembleia será realizada nesta quarta-feira (05), às 18h30, na sede do Sindicato dos Bancários, Avenida Deodoro da Fonseca, nº 419, para analisar situação nacional e definir a data para uma possível greve, ainda em setembro. Mas a coordenadora geral do sindicato, Marta Turra, já afirma: a paralisação deve acontecer até o dia 18.

Ainda segundo Marta, a pauta do encontro será fechada durante a tarde de hoje, com base na situação nacional da categoria, mas as principais reivindicações dizem respeito a um reajuste salarial de 23%, abertura de novos concursos públicos para mais contratações e a assinatura da convenção 158 da Organização Nacional do Trabalho, que diz respeito a estabilidade do emprego e demissão por justa causa.

 ( Carlos Santos/DN/D.A. Press)
“Nós estamos fazendo reunião nas agências, preparamos os primeiros encontros em junho, com o encontro estadual. No mês de julho, fizemos algumas obrigações institucionais, e em agosto, muitas reuniões, onde colocamos em nível nacional a situação que estamos vivendo, chamando outros membros da categoria. Estamos bem no começo de setembro e já existem várias propostas, mas nenhuma atende as nossas necessidades”, explicou a coordenadora.

De acordo com Marta, atualmente, o piso salarial mínimo do bancário estipulado pelo DIEESE fica em torno de R$ 1.200, mas a categoria espera que o piso mínimo para o profissional seja R$2.400, além da volta de benefícios que só eram dados para profissionais até 1998, como o direito a licença prêmio. “Nos bancos públicos, há atualmente uma defasagem salarial de quase 100% da época do Plano Real”, destacou

Nenhum comentário:

Postar um comentário