sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RN/CONSUMO DE ENERGIA CRESCE NO VERÃO

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) prevê um aumento de aproximadamente 6,3% no consumo de energia elétrica em relação ao período de verão do ano passado no estado. Neste ano, a estação começou oficialmente no dia 21 de dezembro de 2012 e vai até 21 de março de 2013.

Para os clientes residenciais, que compõem mais de 85% dos consumidores da Cosern, a estimativa de crescimento do consumo no quadrimestre deverá ocorrer principalmente em virtude da elevação da temperatura registrada nesta época do ano, que favorece maior uso de eletrodomésticos como ar-condicionado, ventilador, freezer. Outro fator para o aumento de consumo é a permanência dos filhos nas residências devido ao período de férias escolares.

No setor rural, que deverá apresentar o maior percentual de crescimento entre as classes de consumo neste período, a ausência de chuvas proporcionará o uso da energia elétrica para irrigação da lavoura.

Recomendações

A Cosern orienta quanto ao uso racional de energia elétrica para evitar que as contas tenham um acréscimo durante os meses mais quentes e assim evitar também o desperdícil. Para as geladeiras e freezers, é recomendado que estejam em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e afastados, no mínimo, 15 centímetros de paredes e armários; é importante ainda observar se as borrachas da porta dos equipamentos estão em bom estado de conservação e evitar deixar o aparelho aberto por muito tempo ou abri-lo várias vezes sem necessidade.

O ferro elétrico e a máquina de lavar roupas também são eletrodomésticos que consomem bastante energia. A orientação é juntar o maior quantitativo de roupas possível para passar e lavar, de uma só vez. A dica para o ar-condicionado é instalá-lo em local protegido do sol e mantê-lo com os filtros sempre limpos.

Já o chuveiro elétrico, um dos maiores vilões do gasto de energia, a orientação é posicionar a chave de seleção de potência do chuveiro na posição "verão", possibilitando uma economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica.

Previsão de crescimento no consumo de energia durante o verão (comparativo com o mesmo período do ano passado)

Dezembro/2012 - 4,98%
Janeiro/2013 - 6,64%
Fevereiro/2013 - 7,71%
Março/2013 - 6,29%
Quadrimestre - 6,37%

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário