quinta-feira, 5 de março de 2015

Professores de Parnamirim entram em greve por tempo indeterminado

Professores do município de Parnamirim estão em greve desde a segunda-feira (2). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Parnamirim (Sintserp), a principal reivindicação dos educadores é um reajuste de 13,01% no piso salarial da categoria,  acompanhando o crescimento percentual do piso nacional. 

Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Parnamirim, os professores do município já recebem um valor superior ao piso nacional e o órgão não tem condições de atender à solicitação da categoria neste momento. Com o aumento de 13,01% estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), o valor do piso nacional passou a ser de R$ 1.438,36, por 30 horas trabalhadas, e o valor adotado como piso em Parnamirim, por este mesmo período de trabalho, é de R$ 1.639,19.
Divulgação/SintserpA greve foi deflagrada em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de ParnamirimA greve foi deflagrada em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Parnamirim

De acordo com a Secretaria de Comunicação de Parnamirim, a Prefeitura não descarta conceder o reajuste aos professores, entretanto, em virtude da atual situação financeira do município, só poderá negociar com a categoria na segunda quinzena de abril.

São 518 professores em greve, o que representa 39,66% dos 1.306 educadores do município. Das 66 unidades educacionais (46 escolas e 20 centros infantis), sete não estão tendo aulas, 34 estão funcionando parcialmente e 25 não tiveram suas atividades prejudicadas.

Os professores de Parnamirim também reivindicam um plano de cargos para os funcionários da escola, eleições diretas para diretores, valorização salarial de porteiros, merendeiros e agentes administrativos, gratificação por insalubridade para profissionais que trabalham com material cortante ou abrasivo (merendeiros e ASGs), concurso público para merendeiros, porteiros e vigias, retorno da distribuição do fardamento escolar e melhorias na estrutura física das escolas e centros infantis.

Educadores de outros três municípios potiguares também estão em greve
De acordo com a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Fátima Cardoso, os professores dos municípios de Canguaretama, Goianinha e Senador Georgino Avelino também entraram em greve no dia 2 deste mês. Segundo a sindicalista, o primeiro também tem por principal reivindicação o ajustamento no piso salarial, proporcional ao piso nacional, e os dois últimos estão relacionados ao pagamento do terço de hora-atividade que os professores recebiam em 2014 e que não terão mais direito.

fonte:TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário