quarta-feira, 20 de maio de 2015

Novo ato contra Beto Richa reúne nas ruas de Curitiba 10 mil pessoas, diz PM

Cerca de 10 mil servidores estaduais do Paraná fizeram, nesta terça-feira (19), um novo protesto contra o governador Beto Richa (PSDB). Dessa vez, a pauta dos manifestantes é por reajuste salarial.
Os participantes marcharam pelo centro de Curitiba, e carregaram cartazes perguntando "onde foi parar o dinheiro do Paraná" e pedindo "respeito e atenção" do governador. A estimativa de 10 mil participantes foi da PM —os organizadores falaram em 30 mil.
Em algumas ruas, motoristas buzinaram em apoio aos manifestantes, e pedestres gritaram e aplaudiram o protesto. Gritos de "fora, Beto Richa" foram puxados de tempos em tempos, além de "população, assim não dá, o Beto Richa está quebrando o Paraná".
Na semana passada, o governo, em crise financeira, anunciou que daria apenas 5% de reajuste salarial para os servidores e encerraria as negociações. O índice está abaixo da inflação do período, que fechou em cerca de 8%.
Paulo Lisboa/Brazil Photo Press
Cerca de 10 mil servidores protestaram contra o governador Beto Richa nesta terça (19)
Cerca de 10 mil servidores protestaram contra o governador Beto Richa nesta terça (19)
A notícia provocou reação da categoria e dos sindicatos. Foi dada, ainda, em meio a denúncia contra o tucano de que a campanha de reeleição de Richa recebeu parte da propina de dinheiro desviado dos cofres públicos do Paraná e após a insatisfação provocada pela ação policial que deixou quase 200 feridos num protesto de servidores contra o governador.
Em greve há 22 dias, os professores estaduais se opuseram à proposta. Outros servidores se uniram ao grupo e ameaçam greve geral caso o governo não reveja o reajuste.
"Estamos fazendo um esforço extraordinário para garantir esse índice", disse o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra. Alguns setores do governo chegavam a defender reajuste zero, em função da situação econômica do Estado.
Os sindicatos pedem, no mínimo, a reposição da inflação. "Nós queremos que o governo cumpra a lei; apenas isso", disse o presidente da APP Sindicato, que representa os professores, Hermes Leão.
Em reunião com os sindicatos no final da manhã, o governo voltou a afirmar que o índice de 5% é "inegociável", devido às condições financeiras do Estado. A gestão sustenta que a maioria das categorias teve ganhos reais nos últimos quatro anos, e que, mesmo com a correção abaixo da inflação, não haverá perdas.
Agora, o desafio será aprovar o reajuste na Assembleia Legislativa. Pressionados pela população, os deputados, mesmo os aliados a Richa, têm manifestado contrariedade em votar os 5%. O PSC, que integra a base do tucano e tem a maior bancada da Casa, já informou que não irá aprovar reajuste menor que os 8% da inflação.
O projeto de lei será enviado nesta quarta (20) à Assembleia. 
FONTE:>FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário