terça-feira, 12 de maio de 2015

Professor do departamento de Artes da Universidade da Califórnia afirma nunca ter recebido reclamações em 11 anos


Alunos têm ainda de fazer gestos eróticos durante a prova final em que precisam ficar pelados. Foto: Divulgação
Alunos têm ainda de fazer gestos eróticos durante a prova final em que precisam ficar pelados. Foto: Divulgação
Uma norma imposta pelo departamento de Artes Visuais da Universidade da California, localizada no campus da cidade norte-americana de San Diego, tem indignado alunos e seus pais nos últimos dias: a obrigação de, ao lado dos colegas e do professor, os estudantes terem de ficar completamente nus em sala de aula para poderem se graduar.
Amplamente noticiada na imprensa dos EUA e da Europa nesta segunda-feira (11), a norma faz parte do currículo de artes da instituição, uma das mais conhecidas da costa oeste dos EUA. “É o padrão das performances e das arte corporal”, se justificou o professor Ricardo Dominguez, que garante nunca ter recebido reclamações a respeito em 11 anos de curso.
Como noticiado pela imprensa internacional, a prova final do curso de Artes Visuais consiste em tirar a roupa em uma sala de aula escura, iluminada apenas com velas. A norma é que todos os alunos e o professor fiquem completamente nus simultaneamente, uns frente aos outros. E vai além.
Depois de terem de ficar pelados, os alunos ainda precisam fazer gestos eróticos com o rosto e o corpo, que, de acordo com o professor Dominguez, servem para “explorar as ricas possibilidades disponíveis na arte contemporânea em seus próprios corpos”.
Mas não é assim que pensam alguns alunos da universidade e seus pais. A mãe de uma estudante que não quis se identificar disse à KGTV, afiliada da ABC News em San Diego, que a prova aplicada na universidade é uma perversão. “Aquilo deixou meuu estômago doendo”, criticou ela.
Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário