No próximo dia 26 o Domingão do Faustão completará 26 anos no ar. Já foram exibidos mais de 1500 episódios, tornando-o uma das atrações mais longevas em seis décadas de TV no Brasil.
Fausto Silva é o apresentador mais poderoso da Globo. Possui autonomia total na realização de seu programa: define pautas, contrata e demite profissionais, fecha ele mesmo os acordos milionários de publicidade.
Considerado exímio nos negócios, Faustão tem o maior salário entre os artistas da emissora. Em meses com mais ações de merchandising chega a receber 5 milhões de reais. Está entre os mais bem pagos do planeta.
Uma comparação de valores: o apresentador melhor remunerado da televisão portuguesa, Manuel Luis Goucha, que comanda um talk-show e apresenta a versão local do MasterChef no canal TVI, fatura mensalmente ‘apenas’ 60 mil euros, aproximadamente 190 mil reais — 26 vezes menos que Faustão.
Vamos à TV americana: Fausto Silva está no mesmo páreo que Jon Stewart, do The Daily Show, e David Letterman, do Late Show, em relação aos ganhos anuais, somando salário e cachês de publicidade.
Controle total
Ao maioria dos apresentadores não se envolve com a produção de seu programa, limitando-se à atuação na frente das câmeras.
Faustão gosta de ser também um homem de bastidores. Tem controle absoluto sobre os detalhes da engrenagem que faz o Domingão acontecer.
Inclusive os contratos milionários de anúncios e merchans, acertados entre o apresentador e seus interlocutores (donos e presidentes de empresas, diretores de marketing, publicitários) nas mesas de alguns dos melhores restaurantes de São Paulo.
O Domingão sofre com a instabilidade de audiência que afeta a TV aberta. Raramente chega aos 15 pontos na média de ibope. Mas os índices são suficientes para mantê-lo na liderança isolada.
Amado por uma parte do público e detestado por outra, Faustão não tem ameaça iminente ao seu reinado. A cúpula da Globo não consegue detectar um substituto para o seu posto. Perto de completar 65 anos, o apresentador parece distante do projeto de aposentadoria.
Terra
Blog do BG: http://blogdobg.com.br#ixzz3T9bINIcc
Nenhum comentário:
Postar um comentário