quarta-feira, 16 de julho de 2014

Greve afeta atendimento em unidades de saúde de Natal

deu NA TRIBUNA DO NORTE

Os natalenses que precisaram de atendimento na rede pública de saúde da capital começaram a quarta-feira (16) com problemas. A greve dos médicos do município, iniciada hoje, fez com que unidades fossem fechadas, deixando parte da população desassistida. Nos hospitais que possuem médicos cedidos por cooperativas, o atendimento foi mantido, mas nos locais em que a maioria dos profissionais são do serviço público, os serviços foram prejudicados. Ainda não há a confirmação sobre qual a real adesão à paralisação.

No posto de saúde de Candelária, alguns moradores que chegaram por volta das 7h se depararam com o local fechado. Segundo a administradora Loisa Raves, porém, o posto não funcionará hoje pela manhã devido a uma reunião administrativa que ocorre a cada dois meses. Ela acrescenta que dos cinco médicos que realizam atendimentos no local, apenas um confirmou adesão à paralisação.

Caso contrário ocorreu no Hospital Infantil Sandra Celeste, em Lagoa Nova. De acordo com a administração da unidade, dos 36 médicos que atendem no local, 31 são cooperados e costumam não aderir à greve. Pela manhã de hoje, não havia relatos sobre problemas nos atendimentos.

"O funcionamento está normal, a maioria dos médicos são cooperados e não aderem à greve. Do quadro do Município são os cinco médicos que fazem atendimento ambulatorial e está tudo normal", afirma Lígia Gomes, administradora do Sandra Celeste.

A auxiliar administrativa Sueli Cícera Pereira e Silva, de 40 anos, trouxe a filha de 8 anos ao Sandra Celeste na manhã de hoje, como de costume. Ela chegou às 7h e às 7h40 era a próxima a ser chamada para atendimento odontológico. "Cheguei às 7h, mas ela já foi ao ortopedista e agora estou esperando para o dentista. Gosto do atendimento daqui, o problema é quando tem muita gente, que demora mais".

Fernanda Borges da Silva, de 22 anos, também trouxe sua filha, de 1 ano e 3 meses, para ser atendida no Sandra Celeste. Pela primeira vez na unidade, ela considerou o tempo de espera rápido. "Esperei meia hora pra ser atendida pelo pediatra, que atendeu minha filha normalmente".

A greve dos médicos do município de Natal foi deflagrada no dia 26 de maio e, após negociações com a Prefeitura, o atendimento nas unidades voltou ao normal, porém, foi mantido o estado de greve.

No dia 9 de junho os profissionais da rede municipal de saúde decidiram, em assembleia, retomar a greve que estava temporariamente suspensa. A Procuradoria Geral do Município entrou com ação no Tribunal de Justiça para impedir a continuidade da paralisação dos médicos durante a Copa do Mundo. O desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho emitiu parecer favorável a ação e estipulou multa diária de R$ 20 mil, além de cobrança de R$ 2 mil aos presidentes dos sindicatos, por descumprimento. Por isso a greve foi novamente suspensa no dia 12 de junho e retomada hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário