sexta-feira, 18 de julho de 2014

Morre o escritor João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos

Morreu nesta sexta-feira (18), aos 73 anos, o escritor João Ubaldo Ribeiro, imortal da Academia Brasileira de Letras. Segundo o 'Bom Dia Rio', da TV Globo, o escritor - autor, teve uma embolia pulmonar.
DivulgaçãoUm dos destaques do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, João Ubaldo Ribeiro concedeu entrevista exclusiva ao VIVERUm dos destaques do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, João Ubaldo Ribeiro concedeu entrevista exclusiva ao VIVER

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), em que ocupava a cadeira 34, Ribeiro era colunista do Estado e de "O globo". Além de "Viva o Povo Brasileiro", o escritor se notabilizou por clássicos como "Sargento Getúlio" e "O sorriso do Lagarto". 
Nascido em Itaparica (BA), Ribeiro viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio para, em seguida permanecer em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.

Foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, foi repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do ‘Jornal da Bahia’ e colunista, editorialista e editor-chefe da ‘Tribuna da Bahia’. 

João Ubaldo também se formou em bacharel em Direito em 1962 pela Universidade Federal da Bahia, mas nunca chegou a advogar. Entre 1990 e 1991, o escritor morou em Berlim, a convite do Instituto Alemão de Intercâmbio (DAAD – Deutscher Akademischer Austauschd.
fonte: Tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário